Wagner Santana   |   14/07/2014 08:59

Com Copa, turismo em favelas cresce até 30%

Com o aumento de turistas proporcionado pela Copa do Mundo, o movimento em diversas favelas, principalmente cariocas, aumentou bastante e o principal motivo é o interesse estrangeiro pela cultura local.

Com o aumento no número de turistas proporcionado pela Copa do Mundo, o movimento em diversas favelas, principalmente cariocas, aumentou bastante devido ao interesse dos estrangeiros pela cultura local.

A Associação de Moradores da Comunidade de Santa Marta e a Associação de Moradores da Rocinha, que organizam passeios turísticos pelas comunidades, fizeram uma comparação no movimento de visitantes antes e durante a Copa e constataram que houve um aumento de 30% após o início do evento.

A última pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo, em parceira com a Fundação Getúlio Vargas, foi responsável por entrevistar 400 turistas no Morro Santa Marta, em 2012, e revelou que a experiência atende ou supera as expectativas da maioria (78,9%). Segundo os moradores, a alegria e hospitalidade do povo, além de uma vista privilegiada, são os principais motivos dessa satisfação. O potencial econômico da comunidade também chamou a atenção e os dados mostram que 81,4% dos visitantes gastam até R$ 10 reais e aqueles que não gastaram nada, alegaram que a oferta de produtos é pequena.

Até o fim da Copa, 554 mil turistas são esperados apenas na capital fluminense, de acordo com o Ministério do Turismo, e parte destes visitantes pretende se hospedar e interagir com moradores de favelas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Wagner Santana

Wagner Santana tem 130 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS