Claudio Schapochnik   |   23/10/2014 15:26

Silvio Santos fala sobre turismo e hotelaria à PANROTAS

O empresário e apresentador Silvio Santos recebeu hoje, nos estúdios do SBT em Osasco (SP), a Comenda da Ordem do Mérito Infante Dom Henrique – instituída em 1944 pela Casa de Portugal, em São Paulo

O empresário e apresentador Silvio Santos recebeu hoje, nos estúdios do SBT em Osasco (SP), a Comenda da Ordem do Mérito Infante Dom Henrique – instituída em 1944 pela Casa de Portugal, em São Paulo. A reportagem da PANROTAS (Portais Panrotas e PanHotéis) cobriu com exclusividade a entrega da distinção e conversou sobre turismo e hotelaria com Silvio Santos no camarim dele.

A comenda foi entregue ao apresentador, durante a gravação do Programa Silvio Santos, pelo presidente da Casa de Portugal, António dos Ramos, pelo presidente do Conselho Deliberativo do Hospital Beneficência Portuguesa, Fernando Ramalho, e pelo diretor do Turismo de Portugal, do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Machado.

Silvio Santos recebeu todos em seu camarote com simpatia e atenção. Ele disse que ficou muito feliz com a homenagem. O programa com as imagens da entrega deve ir ao ar no dia 14 de dezembro – dois dias depois do aniversário dele, quando o carioca do bairro da Lapa irá completar 84 anos.

VIAGENS A PORTUGAL
Silvio Santos recordou de suas viagens a Portugal. “Já fui algumas vezes e gostei muito”, afirma. “Teve uma vez que eu e o Manoel de Nóbrega alugamos um carro e viajamos por todo o país, fomos até perto da fronteira com a Espanha”, emenda ele. Nóbrega, que criou programas como A Praça é Nossa, foi quem levou Silvio à televisão décadas atrás já quando o apresentador vivia em São Paulo. “Lá que comi o melhor bacalhau da minha vida.”

Silvio Santos elogiou um dos dois arquipélagos portugueses no Atlântico. “Também já visitei a Madeira, um lugar lindo. Gostei muito de lá”, recomenda ele.

HOTELARIA
Silvio Santos é o dono do Sofitel Guarujá Jequitimar, hotel “pé na areia” na praia de Pernambuco, no Guarujá, litoral sul de São Paulo. A administração é da francesa Accor, por meio da marca de luxo Sofitel, desde a abertura, ocorrida há oito anos. O gerente geral nesse período todo é o mesmo: João Carlos Pollak.

“É um hotel que gosto muito e bem administrado por aquela empresa”, diz Silvio que, ajudado pelo repórter, conta o nome da rede a ele: “a francesa Accor”.

“Estive lá uma vez e me colocaram na suíte presidencial, um capricho”, lembra o apresentador.

ORIGEM PORTUGUESA
“Ilustre e prestigiado comunicador e empresário, titular dos prêmios profissionais de maior importância, é uma das pessoas mais respeitadas e mais conhecida do Brasil, e em diversas ocasiões tem feito elogiosas e públicas referências à Portugal e aos portugueses, disseminando com a simpatia que lhe é peculiar, a aproximação histórica, cultural e de amizade entre os dois povos e os dois países”, justifica Paulo Machado sobre a escolha, indicado e aprovado por unanimidade pela Casa de Portugal.

Silvio Santos, cujo nome verdadeiro é Senor Abravanel, descende de Dom Isaac Abravanel, filósofo, estadista, financista, membro de uma das mais distintas e antigas famílias judaicas sefarditas e tesoureiro do rei Afonso 5° de Portugal, no século 15. Silvio é filho de Rebecca Caro e Alberto Abravanel, respectivamente turca e grego e ambos judeus.

Clique no ícone e veja mais fotos da entrega da comenda.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS