Artur Luiz Andrade   |   08/04/2015 10:45

EXCLUSIVO: Mendes substituirá Bonadona como CEO

A partir de 1º de julho Patrick Mendes será o novo CEO da Accor para a América do Sul, substituindo Roland de Bonadona

O CEO e chairman da Accor, Sebastien Bazin, esteve na semana passada na América do Sul, com visitas a Santiago (primeira vez), Buenos Aires, Rio de Janeiro e São Paulo, em uma viagem de atualização de projetos e prospects e para anunciar oficialmente aos líderes corporativos da rede que a partir de 1º de julho Patrick Mendes será o novo CEO da Accor para a região. Substitui Roland de Bonadona, figura icônica da hotelaria brasileira, que, com 42 anos de Accor e 25 de Brasil (em 65 de idade), decidiu se aposentar.

Segundo Bazin, que se encontrou apenas com a PANROTAS e o jornal Valor, no Pullman Ibirapuera, na capital paulista, o próprio Bonadona indicou Mendes, que está no Brasil há dois anos e cuida das marcas midscale e upscale da rede. “Há um ano eu e o Roland discutimos essa transição e batemos o martelo antes do Natal. Mendes está há 22 anos na Accor e já passou pelas áreas de distribuição, desenvolvimento, vendas... Portanto, será uma transição muito fácil”.

O CEO da Accor não poupa elogios a tudo o que Bonadona e seu time representaram na história da Accor no Brasil e na América do Sul e acredita que Patrick Mendes trará uma energia diferente, com ideias novas, que não necessariamente se opõem ao que foi feito no passado. “Se a Accor é líder na região, não é por acidente. E sim pela visão, força e estratégia de Bonadona, que convenceu a direção na França de que o Brasil era e é um país chave. A Accor no Brasil é um dos grandes cases de sucesso e uma prova de que homens e mulheres ainda fazem a diferença no negócio da hotelaria”, afirmou Bazin.

“Estou muito orgulhoso do que fizemos e sei que não foi um trabalho só meu. Além das equipes da Accor na região, tivemos o backup e a expertise do corporativo na França. O importante é que esse sucesso continue”, disse Bonadona, recém-eleito presidente da Câmara de Comércio Brasil-França. Depois que Patrick Mendes assumir, Roland de Bonadona ainda fica até o final do ano para terminar a transição e em 2016 se desliga da Accor. Mas afirma que continuará morando no Brasil.

“O Bonadona repudia a ideia de ser conselheiro sênior ou algo similar ou de ter um cargo como forma de agradecimento a seu trabalho. Vamos trocar, e já trocamos, informações e expertise, mas dentro desse prazo até o final do ano”, explicou Mendes.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.