Fátima Gatoeiro   |   09/04/2008 12:47

Diretor do Grupo Superclubs repercute crise em Sauípe

Diretor do Grupo Superclubs repercute crise em Sauipe O diretor geral do Grupo Superclubs no Brasil, Xavier Veciana (foto), manifestou-s

O diretor geral do Grupo Superclubs no Brasil, Xavier Veciana (foto), manifestou-se hoje publicamente por meio de uma declaração de apoio ao turismo brasileiro, às empresas do setor e, principalmente, a Costa do Sauípe, diante das recentes manifestações de descrédito. Leia a íntegra do documento.


Diante às constantes crises enfrentadas pelo jovem mercado de turismo brasileiro, o grupo Superclubs considera seu dever manifestar publicamente defesa e apoio aos destinos turísticos brasileiros e ao crescimento das empresas do setor.

Costa do Sauípe foi inaugurada no ano 2000 como o primeiro e maior destino de porte internacional do Brasil. Foi o grande divisor de águas, a partir do qual uma nova era de resorts de padrão mundial começou a se desenvolver no país. Porém, a inexistência de uma verdadeira malha aérea internacional para o turismo, a carência de um hub aéreo no nordeste, a ausência de planos de marketing de destino em muitos Estados e pólos turísticos, a péssima imagem que as entidades públicas locais do turismo brasileiro ainda têm na Europa - apesar dos importantes esforços feitos pela Embratur -, a crise aérea nacional, a desvalorização do dólar, entre tantos outros fatores, são ameaças periódicas à rentabilidade e produtividade do setor. Mas, a partir destas crises, a nossa indústria cresceu nos últimos anos cada vez mais forte, com mais conhecimento e competência.

Desta forma, Costa do Sauípe, aprendendo com o seu pioneirismo, continuará a mostrar sua capacidade de servir de laboratório de referência do turismo brasileiro. Continuará a criar novos sistemas de gestão e novas experiências de sucesso que cativem e surpreendam cada vez mais turistas, gerando assim mais renda para o investidor e para a Bahia.

O Superclubs, diferentemente do que é especulado, continuará a operar lucrativamente o resort Breezes Costa do Sauípe, na Bahia. O grupo veio para ficar e não tem a menor intenção em deixar a administração do resort. O Superclubs possui um contrato de arrendamento com a Previ - proprietária do complexo - até o ano de 2015 e mantém seu apoio ao investidor, contribuindo assim para a consolidação de Costa do Sauípe como um dos melhores destinos turísticos da América do Sul e como um case de sucesso no turismo brasileiro.

Desde sua inauguração, em 2000, Breezes, por meio do excelente trabalho de sua equipe de colaboradores, é líder em ocupação e rentabilidade em Costa do Sauípe. Tem se destacado ao abrir os mercados latino-americano e europeu, trazendo assim inúmeros vôos internacionais para a Bahia. O resort bateu sucessivos recordes e ganhou inúmeros prêmios de qualidade e responsabilidade social. Além de gerar divisas e empregos ao país, o desempenho do Breezes é a prova de um modelo que deu mais que certo em Costa do Sauípe.

Graças a este sucesso, o Superclubs abriu recentemente seu segundo resort no Brasil, o Starfish Ilha de Santa Luzia, em Sergipe. Com isso, o grupo se prepara para a abertura de novos resorts no Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, se transformando assim nos próximos anos numa das maiores empresas de resorts no Brasil, contribuindo significativamente com o lançamento e promoção destes destinos brasileiros no mercado mundial.

O Brasil tem a vocação para o turismo sustentável e deve se tornar um dos destinos multitemáticos de maior valor agregado do mundo. O país ocupa hoje a 49ª colocação no ranking mundial de competitividade do turismo, segundo estudo elaborado pelo World Economic Forum. Esta corresponde à quarta colocação na América Latina e Caribe. Em 2007, o Brasil ocupava a 59ª posição. A classificação mostra o grande progresso alcançado. Porém, o nosso objetivo deve ser o de posicionar o país entre os 20 primeiros. Quando isto acontecer, poderemos dizer que decolamos. Mas, para isso, é preciso parar de desacreditar o turismo brasileiro e reforçar todas as alianças no setor, principalmente os programas de cooperação entre o setor público e privado.


Xavier Veciana
Diretor geral do Grupo Superclubs no Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.