Gabriel Guirão   |   09/06/2009 09:35

Complexo Iberostar (BA) investe no meio ambiente

Iberostar investe em meio ambiente

De acordo com o coordenador de Meio Ambiente do Complexo Iberostar na Bahia, Márcio Tavares, o empreendimento realizou, desde sua inauguração, diversas ações em prol dos arredores de onde a rede espanhola está instalada. “Nossa iluminação, por exemplo, é bem baixa durante a noite, devido à desova de tartarugas marinhas próximas ao complexo”, disse, ressaltando que dentro da área dos resorts há uma base do Projeto Tamar. “A luz pode atrapalhar no desenvolvimento das crias e no caminho de volta ao mar”, explicou o coordenador do Núcleo de Monitoramento da base Praia do Forte do projeto Tamar, Paulo Lara. O projeto possui quatro bases na Bahia.

Somente na praia onde está localizado o complexo é responsável por 50% da desova da Bahia e a terceira do mundo – o primeiro lugar é a Florida (EUA) e o segundo Omã (Península Arábica). Lara inda fez uma comparação entre as tartarugas e o turismo brasileiro. “A baixa do turismo também é a baixa das desovas das tartarugas. Em dezembro a praia fica lotada de sinalizações de ninhos”, explicou. Este ano já foram registradas 300 desovas na região.

Além da preocupação com o Projeto Tamar, o complexo soma um resultado significativo para ajudar o meio ambiente em equilíbrio. Foram cinco mil moitas transportadas de lugar para a construção dos hotéis, 40 mil mudas de árvores produzidas por ano, 15 mil espécies resgatadas durante a implantação do hotel, construção do corredor ecológico que permite o trânsito de animais entre as cercas de proteção do hotel, implantação de caixas de areia para estudar quais animais transitam pela região, detectadas 148 espécies de fauna e 176 de flora, monitoramento por chips de animais capturados e devolvidos a natureza, além de capacitações.

Curiosidades: uma tartaruga pode desovar até cinco vezes ao ano, com cerca de 120 ovos cada; a cada um mil tartarugas, uma ou duas sobrevivem até a vida adulta; as tartarugas nascem a noite porque com a areia fria elas ficam mais ativas; a temperatura da areia é um dos fatores de influenciam no sexo da tartaruga (com areia quente nascem mais fêmeas e fria mais machos).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados