Claudio Schapochnik   |   16/06/2009 16:12

Rede Pestana vê crescimento maior na Am. do Sul

Ao contrário da Europa, onde os efeitos da crise mundial são sentidos com mais profundidade, a Rede Pestana prevê um cenário de crescimento maior que o resultado de 2008 na América do Sul

Ao contrário da Europa, onde os efeitos da crise mundial são sentidos com mais profundidade, a Rede Pestana prevê um cenário de crescimento maior que o resultado de 2008 na América do Sul. “Em 2008, a região sulamericana dentro da rede foi responsável por quase 20% dos negócios. Para este ano, nossa perspectiva é aumentar a fatia, ou seja, chegar a 35% nos negócios totais da empresa”, disse o presidente do Conselho de Administração do Grupo Pestana na América do Sul, Luigi Valle. Ele recebeu a reportagem do Portal PANROTAS para uma entrevista exclusiva no hotel Pestana São Paulo. Valle também falou sobre a expansão da rede no Brasil e em outros países.

Ainda em relação ao movimento nas 11 unidades na América do Sul – nove no Brasil, uma na Argentina e uma na Venezuela –, Valle afirmou que o primeiro trimestre foi “muito bom”. “De fato, começamos a sentir a crise nos meses de abril e maio, mas as perspectivas para o segundo semestre são muito boas. Temos muitos eventos já fechamos, sobretudo para o Pestana Bahia, em Salvador, onde fica o nosso maior centro de convenções, e o Pestana Rio Atlântica. São Paulo e Curitiba também têm cenários positivos.” Valle destacou ainda a grande sinergia que há entre as 11 unidades na América do Sul. “As vendas cruzadas estão funcionando muito bem.”

O executivo comentou que o mercado brasileiro tem consumido mais viagens de turismo e, por consequência, mais serviços hoteleiros. “O brasileiro tem viajado mais e cresceu de forma agressiva a participação nas estadas de nossas unidades no País nos últimos três a quatro anos”, afirmou ele, sem revelar estatísticas. “Espero que não seja circunstancial e que o brasileiro encare mesmo de outro modo a viagem dentro de seus investimentos.”

EXPANSÃO
Luigi Valle disse que pretende ampliar a rede na América do Sul. “Nosso plano é termos unidades nas principais capitais dos países da região, e Santiago, no Chile, e Montevidéu, no Uruguai, são nossos próximos alvos”, afirmou o executivo. E o Brasil? Ele contou há contatos, mas nada de concreto. “Poderemos ampliar nossa presença inclusive com contratos de administração”, revelou.

Em outros países, há planos concretos. A rede terá uma unidade em Miami, nos Estados Unidos, e em Berlim, na Alemanha. “O hotel de Miami terá 100 apartamentos e muita sinergia com o Brasil e a Venezuela, países que enviam muitos turistas para a cidade norte-americana; daí nossa percepção de investir lá.” Deve ser aberto no final de 2010. Já o hotel da capital alemã terá 142 habitações e tem previsão de abertura para 2011.

No próximo semestre a rede abre o Pestana Chelsea Bridge, em Londres. A unidade consome investimentos de 45 milhões de euros e terá 198 habitações. Em Portugal, a rede abriu um março o Pestana Promenade.

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