Artur Luiz Andrade   |   03/08/2009 11:59

Redes caem e hotéis independentes crescem no Favecc

Redes hoteleiras têm queda de share nas vendas do Favecc no primeiro semestre do ano; hotéis independentes crescem; Accor lidera individualmente

A diária média de hospedagem nacional vendida pelas 25 agências de viagens corporativas associadas ao Favecc no primeiro semestre do ano cresceu de R$ 164,93 em 2008 para R$ 191,27. Já a internacional subiu de R$ 353,37 para R$ 402,59.

A quantidade de diárias, porém, caiu nos dois segmentos. Foram vendidas 1,3 milhão de diárias nacionais, contra 1,5 milhão nos seis primeiros meses de 2008, e 91.087 internacionais, contra 91.267.

Veja abaixo como essa venda se distribuiu entre redes hoteleiras e hotéis independentes. Enquanto a maioria das redes sofreu quedas de participação nas vendas do Favecc, a hotelaria independente cresceu mais de sete pontos percentuais.

ACCOR — A rede francesa lidera as vendas individualmente, com R$ 22,4 milhões e share de 9,28%. Foram 104.659 room nights. No entanto, no mesmo período em 2008 tinha 13,49% de share, uma perda considerável de 4,21 pontos.

ATLANTICA — A Atlantica Hotels caiu 2,22 pontos e totalizou share de 7,24%, com 82.9893 diárias e R$ 17 milhões em vendas.

BLUE TREE — Share de 4,51%, queda de 0,49 ponto.

BOURBON — Share de 1,01%, praticamente igual aos 0,98% de 2008.

ESTANPLAZA — Share de 2,09%, em um considerável crescimento de 0,82 ponto. O faturamente com o Favecc passou dos R$ 5 milhões.

HILTON – Share de 1% e queda de 2,21 pontos, pois tinha 3,21% em 2008.

IHG — Share de 1,48%, quase igual ao de 1,40% em 2008.

POSADAS — Share de 1,12% e queda de 0,75 ponto.

PROMENADE — Share de 1,52% e expressivo crescimento de 0,48 ponto.

SHERATON — Share de 1,13% e ótimo crescimento de 0,67%, mais que dobrando sua participação.

SOL MELIÁ — Share de 2,82%, com queda de 0,26 ponto (tinha 3,08% em 2008).

TRANSAMÉRICA — Share de 2,04% e crescimento de 0,32 ponto.

WINDSOR — Mais uma que cresceu, com share de 1,28%, ou mais 0,29 ponto.

OUTRAS REDES — Aqui ficam as que não conseguiram resultado expressivo de share. A surpresa é a rede Othon (0,59%), que não apareceu entre as principais, assim como a Pestana (0,8%). A Best Western teve 0,52%, Chambertin 0,53%, Deville 0,6%, Plaza Inn 0,67%, Bristol 0,53%, Club Med 0,3%, Intercity quase chegou a 1%, com 0,97%, Marriott teve 0,59%, Slaviero 0,62% e Tropical 0,97%. Essas “outras redes” somadas tiveram share de 17,57%, crescimento de 0,37 ponto.

HOTÉIS INDEPENDENTES — Com share de 45,91% e movimento de R$ 111 milhões e 616 mil room nights, cresceu 7,17 pontos percentuais.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18743 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.