Artur Luiz Andrade   |   03/08/2009 11:59

Redes caem e hotéis independentes crescem no Favecc

Redes hoteleiras têm queda de share nas vendas do Favecc no primeiro semestre do ano; hotéis independentes crescem; Accor lidera individualmente

A diária média de hospedagem nacional vendida pelas 25 agências de viagens corporativas associadas ao Favecc no primeiro semestre do ano cresceu de R$ 164,93 em 2008 para R$ 191,27. Já a internacional subiu de R$ 353,37 para R$ 402,59.

A quantidade de diárias, porém, caiu nos dois segmentos. Foram vendidas 1,3 milhão de diárias nacionais, contra 1,5 milhão nos seis primeiros meses de 2008, e 91.087 internacionais, contra 91.267.

Veja abaixo como essa venda se distribuiu entre redes hoteleiras e hotéis independentes. Enquanto a maioria das redes sofreu quedas de participação nas vendas do Favecc, a hotelaria independente cresceu mais de sete pontos percentuais.

ACCOR — A rede francesa lidera as vendas individualmente, com R$ 22,4 milhões e share de 9,28%. Foram 104.659 room nights. No entanto, no mesmo período em 2008 tinha 13,49% de share, uma perda considerável de 4,21 pontos.

ATLANTICA — A Atlantica Hotels caiu 2,22 pontos e totalizou share de 7,24%, com 82.9893 diárias e R$ 17 milhões em vendas.

BLUE TREE — Share de 4,51%, queda de 0,49 ponto.

BOURBON — Share de 1,01%, praticamente igual aos 0,98% de 2008.

ESTANPLAZA — Share de 2,09%, em um considerável crescimento de 0,82 ponto. O faturamente com o Favecc passou dos R$ 5 milhões.

HILTON – Share de 1% e queda de 2,21 pontos, pois tinha 3,21% em 2008.

IHG — Share de 1,48%, quase igual ao de 1,40% em 2008.

POSADAS — Share de 1,12% e queda de 0,75 ponto.

PROMENADE — Share de 1,52% e expressivo crescimento de 0,48 ponto.

SHERATON — Share de 1,13% e ótimo crescimento de 0,67%, mais que dobrando sua participação.

SOL MELIÁ — Share de 2,82%, com queda de 0,26 ponto (tinha 3,08% em 2008).

TRANSAMÉRICA — Share de 2,04% e crescimento de 0,32 ponto.

WINDSOR — Mais uma que cresceu, com share de 1,28%, ou mais 0,29 ponto.

OUTRAS REDES — Aqui ficam as que não conseguiram resultado expressivo de share. A surpresa é a rede Othon (0,59%), que não apareceu entre as principais, assim como a Pestana (0,8%). A Best Western teve 0,52%, Chambertin 0,53%, Deville 0,6%, Plaza Inn 0,67%, Bristol 0,53%, Club Med 0,3%, Intercity quase chegou a 1%, com 0,97%, Marriott teve 0,59%, Slaviero 0,62% e Tropical 0,97%. Essas “outras redes” somadas tiveram share de 17,57%, crescimento de 0,37 ponto.

HOTÉIS INDEPENDENTES — Com share de 45,91% e movimento de R$ 111 milhões e 616 mil room nights, cresceu 7,17 pontos percentuais.

Tópicos relacionados