Artur Luiz Andrade   |   24/08/2009 18:05

Top 5 hoteleiro perde mais de 30% em vendas na TMC

As vendas de hotelaria nacional nas sete agências que faziam parte da TMC Brasil no primeiro semestre deste ano (a BTI deixou o grupo em julho e continuam Avipam/BCD, BBTur, CWT, Kontik, Maringá e Master) somaram R$ 216,8 milhões, queda de 25% em relação ao mesmo período do ano passado

As vendas de hotelaria nacional nas sete agências que faziam parte da TMC Brasil no primeiro semestre deste ano (a BTI deixou o grupo em julho e continuam Avipam/BCD, BBTur, CWT, Kontik, Maringá e Master) somaram R$ 216,8 milhões, queda de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando não havia a Master na entidade, mas tinha a Amex Business Travel. Os cinco maiores fornecedores tiveram quedas maiores que essa média, o que, segundo o presidente André Carvalhal, significa dizer que os clientes foram buscar outras alternativas, de hotéis e preços, e a venda pulverizou-se mais.

A Accor lidera, com 11,8% de share e vendas de R$ 25,6 milhões. Mas também tem a maior queda: 46% em relação ao ano passado. A Atlantica somou R$ 21,4 milhões, com 9,9% de share e queda de 36%. A diferença entre as duas redes, que era de cinco pontos percentuais, agora não chega a 2%.

Accor e Atlantica dominam essa categoria, com mais de 20% de share. A terceira colocada, a Blue Tree, vem longe, com 4,2% (ou R$ 9,1 milhões, queda de 33,2%), seguida da Meliá, com 2,5% de share (R$ 5,4 milhões em vendas e queda de 37,9%) e da Estanplaza, que merece destaque por ter caído pouco (18,2%) e ter chegado a 1,8%, ultrapassando a Transamerica, que tem 1,7% de share.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.