Felipe Niemeyer   |   16/09/2009 08:12

"Brasil é boa opção para novos investimentos hoteleiros"

Investidores reconhecem País como boa opção para novos hotéis.

As atividades promovidas pela segunda edição da Conferência Sul-Americana de Investimentos em Hotelaria e Turismo (Sahic), encerrada ontem, depois de dois dias de painéis e mesas-redondas, apontam para uma mesma direção: em 2010, o Brasil será o país da região a receber o maior volume de investimentos, principalmente vindos de grupos internacionais. Como principal razão está a performance do Brasil na crise financeira mundial.

“Um ano depois, a crise está perfeitamente dimensionada. Em 2008, não sabíamos se teria fim, mas agora temos a certeza de que a América do Sul não está tão comprometida quanto a Europa e os Estados Unidos. E o Brasil, especialmente, mostra sinais claros de que a economia está bem e de que é a melhor saída para quem quer investir com segurança”, afirma o presidente da Sahic, Arturo García Rosa. Ele acrescenta que o País responde por 50% do capital que irá para novos negócios na região, como para a construção de hotéis, compra e modernização de estabelecimentos já existentes.

O encerramento da Sahic trouxe um panorama geral sobre quais oportunidades a Copa do Mundo de 2014 vai trazer para o Brasil. Segundo o secretário executivo em exercício do Ministério do Turismo, Mario Moysés, a grande conquista para os negócios no Brasil é a confirmação da estabilidade política e a maturidade na democratização. O representante falou um pouco mais sobre as ações do ministério para o sucesso da competição, como capacitação profissional, elaboração de novos itinerários turísticos e o fomente ao desenvolvimento do setor. “Estamos abrindo, até o fim do ano, linhas de crédito para a renovação do parque hoteleiro no Brasil junto ao BNDES”, disse Moyses.

Estiveram presentes na conferência, realizada no hotel Sofitel, no Rio, 297 participantes, de países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, México, Uruguai, Espanha e Estados Unidos. Um crescimento de quase 60% em relação ao ano passado. A terceira edição da conferência está confirmada para os dias 27 e 28 de setembro de 2010 em país a ser informado.

Leia mais sobre a avaliação de especialistas e investidores a respeito das condições de investimento em hotelaria no Brasil.

Tópicos relacionados