Vanessa Baldacci   |   09/12/2009 16:20

Bourbon SP investe R$ 500 mil e aumenta diária

O 27o aniversário do Bourbon São Paulo, comemorado hoje, marca a nova fase da unidade, que está há seis meses sob o comando do gerente geral, David de Brito

O 27º aniversário do Bourbon São Paulo, comemorado hoje, marca a nova fase da unidade, que está há seis meses sob o comando do gerente geral David de Brito. Reestruturação de equipe, qualificação profissional e reformas pontuais estão entre as prioridades do momento. Para viabilizar o projeto, quase meio milhão de reais já foram investidos no hotel desde o início do ano. O objetivo agora é aumentar o faturamento – sem necessariamente aumentar a ocupação – e incrementar o valor da diária média, que deve saltar, em 2010, de R$ 150 para R$ 162.

“Saí do Bourbon Batel de Curitiba [PR] para iniciar uma nova fase no Bourbon São Paulo. Começamos treinando e contratando novas pessoas e estamos fazendo pequenas reformas, principalmente em quartos, cozinha e setor de eventos”, contou Brito durante almoço realizado agora há pouco na sede da unidade, no centro da capital paulista.

Desde a chegada do especialista, 20% da equipe de 58 profissionais foi trocada. Entre os que ficaram e os que chegaram, todos receberam treinamentos e fizeram visitas a outras unidades da rede Bourbon. “Queríamos que eles tivessem noção da grandeza do grupo”, emendou.

Na parte estrutural, as mudanças ocorreram no motor dos aparelhos de ar condicionado e nas caldeiras. Fisicamente houve a reestruturação do lobby e pequenas reformas nos apartamentos, envolvendo a troca de louças, carpetes, espelhos e pintura. A Operação Brilho, como está sendo chamada, começou em setembro e já foi concluída em 44 quartos. Os outros 83 serão finalizados até março do ano que vem. “Trocaremos também o software das chaves, as toalhas de mesa do restaurante e os talheres”, completou Brito.

Este ano o Bourbon São Paulo registrou uma média de 55% de ocupação, 5% a menos que no ano passado. A expectativa para 2010 é aumentar em 9% o faturamento. A área de eventos, que representa 25% da receita bruta do hotel, também será modificada e a expectativa é conquistar, no ano que vem, eventos que foram cancelados em virtude da crise financeira e da gripe A . “2010 será um verdadeiro boom de eventos, pois aqueles que foram cancelados em 2009 voltarão a acontecer”, acredita Brito, reafirmando que o foco dos próximos meses será conquistar clientes cada vez mais qualitativos.

“Essas mudanças vão aumentar a qualidade do nosso hotel e vamos poder elevar as diárias médias, buscando um público cada vez mais refinado. Para o ano que vem pretendemos investir não mais que R$ 150 mil”.

Tópicos relacionados