Felipe Niemeyer   |   17/12/2009 18:22

Veja fotos do Hotel Nacional, fechado há 14 anos

Um empresário de Goiás arrematou hoje o Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio de Janeiro, em leilão.

Um empresário de Goiás arrematou hoje o Hotel Nacional, em São Conrado, no Rio de Janeiro, em leilão. O empresário Marcelo Limirio, que pagou o lance mínimo pelo imóvel (R$ 84.930.000,00) informou que deve começar rapidamente os investimentos para reabertura do hotel antes da Copa do Mundo de 2014 (leia mais).

O Hotel Nacional foi leiloado levado em consideração apenas o que está construído, diferente do primeiro leilão, que envolvia o potencial de construção do empreendimento. Um estátua de Sereia, do artista Ceschiatti, que está na área da piscina, e uma tela de Carybé, ainda estão sub júdice e não fizeram parte da compra.

O hotel está fechado desde 1995, quando o grupo que o administrava faliu. O prédio foi comprado no ano seguinte pela Interunion que, em 1998, entrou em processo de liquidação. Disputas judiciais e ausência de interessados impediram que o imóvel fosse vendido em tentativas anteriores. O imóvel de 34 andares e 510 apartamentos foi projetado por Oscar Niemeyer e tem seu jardim desenhado por Burle Marx. O projeto inicial prevê ainda uma torre comercial, um business center para dar apoio ao empreendimento, em um shopping. Além disso, há um centro de convenções, um teatro e uma boate. Já passaram pelos corredores do hotel nomes como James Brown, BB King e Little Richard. O local foi sede o Festival de Cinema do Rio e do Free Jazz.

O hotel fazia parte da Rede Horsa, do empresário José Tjurs.

Tópicos relacionados