Especial para o Portal PANROTAS Claudio Schapochnik   |   18/02/2010 18:23

Bristol (MG) questiona empresa sobre uso de nome

A Organização Bristol Ltda, com sede em Belo Horizonte, enviou hoje um comunicado à Redação da PANROTAS sobre o uso do nome Bristol, também utilizado pela razão social Bristol Administradora de Hotéis e Condomínios, de Curitiba

A Organização Bristol Ltda, com sede em Belo Horizonte, enviou hoje um comunicado à Redação da PANROTAS sobre o uso do nome Bristol, também utilizado pela razão social Bristol Administradora de Hotéis e Condomínios, de Curitiba.

A Bristol mineira, diz o comunicado, “vem a público manifestar seu repúdio contra sua homônima Bristol Administradora de Hotéis e Condomínios, fundada em 1994, sediada em Curitiba (PR), tendo em conta a veiculação na mídia por esta última de que a nossa empresa não poderia mais usar o nome Bristol, uma vez que teria ganhado a disputa nesse sentido junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Esclarecemos ao mercado, clientes e investidores de ambas as empresas com a denominação Bristol – que os processos junto ao INPI não foram finalizados”.

Leia abaixo a íntegra do comunicado.

“Esclarecimento ao mercado

A OrgBristol – Organizações Bristol Ltda, operadora hoteleira criada em 11/05/1987, com sede em Belo Horizonte (MG) e atuação nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás, vem a público manifestar seu repúdio contra sua homônima Bristol Administradora de Hotéis e Condomínios, fundada em 1994, sediada em Curitiba (PR), tendo em conta a veiculação na mídia por esta última de que a nossa empresa não poderia mais usar o nome Bristol, uma vez que teria ganhado a disputa nesse sentido junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).

Esclarecemos ao mercado, clientes e investidores de ambas as empresas com a denominação Bristol que os processos junto ao INPI não foram finalizados, existindo em curso, inclusive, recurso por nós interposto, previsto no art.169 c/c 129 e 168, da Lei 9.279/96, nos sendo assegurado o direito ao uso do nome “Bristol”, por tê-lo com bastante anterioridade, pois fundada em 11/05/1987, como se infere de seu teor.

Já provamos junto ao INPI, nos processos números 821588052 e 82224000129, que utilizamos a marca desde sua fundação (1987), seis anos antes da homônima do Sul.

O posicionamento assumido publicamente pela Bristol do Sul e seus diretores é, portanto, precipitado, prematuro, perigoso e altamente prejudicial à nossa empresa, colaboradores, clientes e investidores, pois constitui prática de concorrência desleal, estando eles infringindo o disposto no art.195 da Lei 9.279/96, que assim dispõe: “Art.195: Comete crime de concorrência desleal, quem:
1- publica, por qualquer meio, falsa afirmação, em detrimento de concorrente, com o fim de obter vantagem; ...” (grifamos).

Destarte, lembramos que tudo o que foi dito na carta endereçada aos nossos clientes, deve preocupar também aos seus clientes em face do recurso de nulidade interposto por nós, que em breve deverá inverter a situação.

Observação: para conhecimento de mais detalhes sobre o processo completo, acessar: www.bristolhotels.com.br/comunicado1.html.

José Adalto Silva e Pedro Caldeira, diretores
OrgBristol – Organizações Bristol Ltda
Fundada em 11/05/1987”

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS