Felipe Niemeyer   |   09/07/2010 12:35

Classificação hoteleira terá projeto piloto

O Ministério do Turismo (MTur) realizará, a partir de agosto, um projeto piloto para avaliar o novo sistema de classificação hoteleira.

O Ministério do Turismo (MTur) realizará, a partir de agosto, um projeto piloto para avaliar o novo sistema de classificação hoteleira. Serão testadas as sete matrizes, construídas em oficinas realizadas em todas as regiões brasileiras com a participação de representantes do turismo.

O anúncio foi feito ontem (dia 8), em Pirenópolis (GO), pelo diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch. Ele detalhou o sistema para o público do II Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, que reúne representantes de 21 cidades detentoras de patrimônio histórico e cultural.

"O sistema brasileiro não é estático. Foi construído em sistema participativo e poderá sofrer alterações de acordo com as demandas do mercado", disse o diretor. O Ministério trabalha com sete matrizes, mas, segundo ele, esse número pode aumentar ou diminuir. Moesch reafirmou que a classificação é voluntária; os empreendedores aderem se quiser. No entanto, alertou, a simbologia caracterizada por estrelas (uma a cinco) só poderá ser utilizadas pelos meios de hospedagem que passarem pelo processo de classificação.

Os locais de realização do projeto piloto ainda não foram definidos. O MTur trabalha com matrizes de hotel-fazenda, hotel urbano, resort, flat, cama e café, pousada e hotel histórico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS