Claudio Schapochnik   |   19/03/2012 16:34

Joint Hotusa e Nobile traz novas marcas e 24 hotéis

No início do próximo mês, uma nova empresa hoteleira – administradora e também investidora – começa a operar de fato e de direito no País. Trata-se de uma joint venture entre o Hotusa Group, com sede em Barcelona (Espanha), e a brasileira Nobile

No início do próximo mês, uma nova empresa hoteleira – administradora e também investidora – começa a operar de fato e de direito no País. Trata-se de uma joint venture entre o Hotusa Group, com sede em Barcelona (Espanha), e a brasileira Nobile. Ambas criaram a Hotusa Hotéis & Resorts Brasil com participação acionária de, respectivamente, 60% e 40%. “Nosso foco é a hotelaria corporativa, mas não descartamos projetos de resorts”, diz o diretor executivo da nova companhia, Roberto Bertino, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.

Entre os planos da Hotusa Hotéis & Resorts Brasil, há memorandos de entendimento assinados para 24 novos hotéis e mais de 3,6 mil quartos. O total que os parceiros irão investir chega a R$ 500 milhões. Há projetos para capitais como São Paulo, Cuiabá, Salvador, Recife e Fortaleza, além de outras cidades do interior que o executivo não revelou.

Um hotel icônico desses investimentos é o Brisas do Lago Eurostars, empreendimento que a Odebrecht Realizações Imobiliárias constrói à margem do Lago Paranoá, em Brasília. O custo é de R$ 150 milhões, e o hotel deverá estar pronto em maio de 2013. A unidade terá 750 apartamentos, parque aquático, centro de entretenimento e gastronômico com vista para a Ponte JK, entre outras facilidades.

Em relação às marcas, a joint venture vai trazer três novas bandeiras ao mercado brasileiro, que pertencem a Hotusa espanhola: Eurostars (upscale), Exe e Itouch (midscale). As marcas da Nobile permanecem as mesas: Express e Inn (econômicas) e Suítes (midscale).

EMPRESA
Segundo Bertino, os trâmites burocráticos de abertura da Hotusa Hotéis & Resorts Brasil devem ser finalizados até o início do próximo mês. “Nossa sede continuará em Brasília, onde fica a sede da Nobile, mas teremos um escritório operacional e comercial em São Paulo”, adianta ele. A presidência ficará com o chairman do Hotusa Group, Amancio López Seijas.

A apresentação oficial ao mercado será em dois grandes eventos, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro, no mês de maio. “Logo após faremos um workshop nas cidades que já atuamos, por meio da Nobile, e em outras também para apresentação aos agentes de viagens”, assegura Bertino.

Segundo o diretor executivo, 64% das reservas atuais da Nobile são feitas via agências de viagens. “Os agentes de viagens são grandes parceiros e assim continuarão na nova companhia”, afirma ele.

E, por falar em reservas, a integração entre os sistemas da Nobile e da Hotusa está quase finalizado. “Cerca de 80% de nossos hotéis já estão no sistema da empresa espanhola, que já processa reservas do Exterior para essas unidades brasileiras”, informa Bertino. “Até o final de abril tudo estará integrado”, finaliza ele.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS