Claudio Schapochnik   |   19/03/2012 16:34

Joint Hotusa e Nobile traz novas marcas e 24 hotéis

No início do próximo mês, uma nova empresa hoteleira – administradora e também investidora – começa a operar de fato e de direito no País. Trata-se de uma joint venture entre o Hotusa Group, com sede em Barcelona (Espanha), e a brasileira Nobile

No início do próximo mês, uma nova empresa hoteleira – administradora e também investidora – começa a operar de fato e de direito no País. Trata-se de uma joint venture entre o Hotusa Group, com sede em Barcelona (Espanha), e a brasileira Nobile. Ambas criaram a Hotusa Hotéis & Resorts Brasil com participação acionária de, respectivamente, 60% e 40%. “Nosso foco é a hotelaria corporativa, mas não descartamos projetos de resorts”, diz o diretor executivo da nova companhia, Roberto Bertino, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS.

Entre os planos da Hotusa Hotéis & Resorts Brasil, há memorandos de entendimento assinados para 24 novos hotéis e mais de 3,6 mil quartos. O total que os parceiros irão investir chega a R$ 500 milhões. Há projetos para capitais como São Paulo, Cuiabá, Salvador, Recife e Fortaleza, além de outras cidades do interior que o executivo não revelou.

Um hotel icônico desses investimentos é o Brisas do Lago Eurostars, empreendimento que a Odebrecht Realizações Imobiliárias constrói à margem do Lago Paranoá, em Brasília. O custo é de R$ 150 milhões, e o hotel deverá estar pronto em maio de 2013. A unidade terá 750 apartamentos, parque aquático, centro de entretenimento e gastronômico com vista para a Ponte JK, entre outras facilidades.

Em relação às marcas, a joint venture vai trazer três novas bandeiras ao mercado brasileiro, que pertencem a Hotusa espanhola: Eurostars (upscale), Exe e Itouch (midscale). As marcas da Nobile permanecem as mesas: Express e Inn (econômicas) e Suítes (midscale).

EMPRESA
Segundo Bertino, os trâmites burocráticos de abertura da Hotusa Hotéis & Resorts Brasil devem ser finalizados até o início do próximo mês. “Nossa sede continuará em Brasília, onde fica a sede da Nobile, mas teremos um escritório operacional e comercial em São Paulo”, adianta ele. A presidência ficará com o chairman do Hotusa Group, Amancio López Seijas.

A apresentação oficial ao mercado será em dois grandes eventos, um em São Paulo e um no Rio de Janeiro, no mês de maio. “Logo após faremos um workshop nas cidades que já atuamos, por meio da Nobile, e em outras também para apresentação aos agentes de viagens”, assegura Bertino.

Segundo o diretor executivo, 64% das reservas atuais da Nobile são feitas via agências de viagens. “Os agentes de viagens são grandes parceiros e assim continuarão na nova companhia”, afirma ele.

E, por falar em reservas, a integração entre os sistemas da Nobile e da Hotusa está quase finalizado. “Cerca de 80% de nossos hotéis já estão no sistema da empresa espanhola, que já processa reservas do Exterior para essas unidades brasileiras”, informa Bertino. “Até o final de abril tudo estará integrado”, finaliza ele.

Tópicos relacionados