Fabíola Bemfeito   |   06/03/2013 14:42

Planejamento de viagens é dominado pelo meio on-line

O Trip Barometer, levantamento realizado pelo Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br) junto a 35 mil viajantes e hotéis em todo o mundo, constatou que o boca a boca entre os consumidores é ainda mais poderoso no ambiente on-line

O Trip Barometer, levantamento realizado pelo Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br) junto a 35 mil viajantes e hotéis em todo o mundo, constatou que o boca a boca entre os consumidores é ainda mais poderoso no ambiente on-line. "Hoje o planejamento de viagens é dominado pelo ambiente on-line, ainda que muitos consumidores chequem serviços e reviews por indicações dos agentes", afirma Marco Jorge, gerente de Território do Trip Advisor na América Latina.

Entre os recursos utilizados pelos potenciais viajantes entrevistados, 67% dos brasileiros pesquisam websites de reviews para decidir por destinos e hotéis, 58% entram nos ambientes das agências de viagens on-line e 31% se informam por meio de mídias sociais. Já o ambiente tradicional (off-line) foi assim caracterizado, segundo a pesquisa: 53% consultam operadoras de viagens, 50% os amigos e família e 28% as agências de viagens físicas. Há ainda um percentual de 25% que dizem pesquisar revistas e folhetos informativos.

Claro que é preciso considerar que o estudo, realizado pelo maior site de reviews e opiniões de viajantes do mundo, é totalmente feito on-line, o que favorece a intimidade dos entrevistados com o ambiente web. No Brasil, foram ouvidos 983 consumidores e 277 hoteleiros.

Tópicos relacionados