Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   06/03/2013 14:42

Planejamento de viagens é dominado pelo meio on-line

O Trip Barometer, levantamento realizado pelo Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br) junto a 35 mil viajantes e hotéis em todo o mundo, constatou que o boca a boca entre os consumidores é ainda mais poderoso no ambiente on-line

O Trip Barometer, levantamento realizado pelo Trip Advisor (www.tripadvisor.com.br) junto a 35 mil viajantes e hotéis em todo o mundo, constatou que o boca a boca entre os consumidores é ainda mais poderoso no ambiente on-line. "Hoje o planejamento de viagens é dominado pelo ambiente on-line, ainda que muitos consumidores chequem serviços e reviews por indicações dos agentes", afirma Marco Jorge, gerente de Território do Trip Advisor na América Latina.

Entre os recursos utilizados pelos potenciais viajantes entrevistados, 67% dos brasileiros pesquisam websites de reviews para decidir por destinos e hotéis, 58% entram nos ambientes das agências de viagens on-line e 31% se informam por meio de mídias sociais. Já o ambiente tradicional (off-line) foi assim caracterizado, segundo a pesquisa: 53% consultam operadoras de viagens, 50% os amigos e família e 28% as agências de viagens físicas. Há ainda um percentual de 25% que dizem pesquisar revistas e folhetos informativos.

Claro que é preciso considerar que o estudo, realizado pelo maior site de reviews e opiniões de viajantes do mundo, é totalmente feito on-line, o que favorece a intimidade dos entrevistados com o ambiente web. No Brasil, foram ouvidos 983 consumidores e 277 hoteleiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS