Fabíola Bemfeito   |   28/03/2013 18:16

Setor de alimentação também quer desoneração

A inclusão do setor de alimentação fora do lar no Plano Brasil Maior do Governo Federal, juntamente com os parques temáticos e as agências de viagens, foi o principal assunto da reunião entre entidades representantes dos setores, o secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda

A inclusão do setor de alimentação fora do lar no Plano Brasil Maior do Governo Federal, juntamente com os parques temáticos e as agências de viagens, foi o principal assunto da reunião entre entidades representantes dos setores, o secretário de Políticas Econômicas do Ministério da Fazenda, Márcio Holland de Brito, e o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão, ocorrida ontem (29).

O presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, abriu a reunião lembrando que o setor de alimentação transcende a questão do turismo, mas envolve também a questão da alimentação do trabalhador, tendo, portanto, uma importância ainda maior para a economia do País. “A desoneração é fundamental para aumentar a competitividade do setor”, defendeu Alexandre Sampaio.

O setor de alimentação nacional promete ser o próximo contemplado da política de desoneração do governo. A proposta da federação é que os estabelecimentos cadastrados em lucro real ou presumido paguem um percentual de 1% sobre o faturamento da casa, como já foi proposto para outros setores, ao invés de 20% de contribuição previdenciária patronal sobre a folha salarial. “A desoneração para o setor de alimentação fora do lar vai promover a formalização, o aumento da arrecadação tributária, a empregabilidade, a qualificação e o incremento na remuneração dos trabalhadores”, reforçou o presidente da FBHA.

Outras entidades ligadas ao setor como a Associação Brasileira de Franchising (ABF), Associação Nacional de Restaurantes (ANR), e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) também participaram da reunião, além da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e o Sindicato Nacional de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat).

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS