Fabíola Bemfeito   |   10/03/2013 01:23

Seu hotel tira proveito do Trip Advisor?

Se a resposta for não, você certamente está perdendo negócios... Atualmente o Trip Advisor, com sua capacidade de influenciar o comportamento do turista, soma 60 milhões de visitantes por mês. Seu hotel está visível para este universo? Se não, está na hora de ficar

O Trip Advisor não é uma agência de viagens on-line (OTA na sigla em inglês), já que não ganha comissão na venda de hotéis via web. E também pelo fato de que este não é seu principal negócio.

Na verdade, a notoriedade da empresa, que se posicionou como um dos maiores portais a tratar do tema viagens em todo o mundo, é sua capacidade de influenciar o comportamento do turista em função do grande número de reviews (resenhas) com opiniões de hóspedes de hotéis e também de restaurantes e destinos.

Atualmente o www.tripadvisor.com – incluindo todas as suas versões em outros idiomas como o português – soma 60 milhões de visitantes por mês e mais de 75 milhões de avaliações e opiniões de usuários.

E seus resultados no Brasil estão cada vez mais favoráveis. Blanca Zayas, gerente de Relações com a Mídia para Espanha e América Latina, esteve no País semana passada e contou que o site teve um crescimento de 90% por aqui em apenas um ano, entre 2011 e 2012. “Atualmente temos 3,4 mil hotéis brasileiros com avaliação no Trip Advisor”, contou. “E este número está crescendo sensivelmente.”

Pagando ou de graça
E o seu hotel, está no Trip Advisor? Se não, está na hora de mudar essa história. Segundo Blanca, o Trip Advisor tem democratizado a indústria hoteleira, uma vez que permite ao hotel independente aparecer tanto quanto os empreendimentos de uma grande rede. “Os pequenos competem com os grandes de igual para igual, tendo sua chance em função dos reviews que recebem de seus hóspedes”.

Você pode pagar para estar no Trip Advisor (a ferramenta é a www.tripadvisor.com.br/perfilplus) ou pode ter seu empreendimento mostrando a cara por lá sem custo. Pagando, claro, você obtém mais serviços, entre eles a possibilidade de o usuário fazer reserva no seu empreendimento. Também permite apresentar ofertas, inclusive nos aplicativos para smarphones e tablets. Além disso, seus dados e perfil estarão nos 30 sites do Trip Advisor pelo mundo, e em 21 idiomas.

Sem pagar, você só precisa se cadastrar e enviar algumas informações para o Trip Advisor a partir do link www.tripadvisor.com.br/Owners. Daí será preciso criar o seu perfil – não esqueça de colocar fotos e vídeos – o apelo visual faz cada vez mais sucesso no mundo virtual. E, depois disso, estimular seus clientes e hóspedes a escreverem sobre o seu empreendimento.

Ferramentas e relacionamento
Na verdade, por conta da importância que os reviews vêm obtendo – há quem diga que eles valem muito mais do que qualquer estrela de classificação hoteleira –, os hotéis estão desenvolvendo novas ferramentas de relacionamento com os hóspedes, a fim de estimulá-los a compartilharem experiências e impressões de seu empreendimento na internet.

Em vez da boa e velha avaliação que o hóspede pode preencher ao deixar o hotel, muitos oferecem um cartão estimulando o compartilhamento em sites de reviews. Você também pode enviar e-mails inteligentes, durante a estada ou aproveitando para fazer um bom pós-venda, e dando o link para os sites – ou seus perfis – facilitando que as reviews sejam escritas.

E receber alertas por e-mail cada vez que uma resenha de seu hotel for feita. Com essa facilidade, você pode monitorar o que está sendo escrito e ter a chance de responder, agradecer e ampliar seu relacionamento com o hóspede. Nâo deixe de fazer isso.

O próprio Trip Advisor oferece a seu empreendimento cartões lembrando aos hóspedes para escrever reviews – os primeiros 250 são de graça, mas eles saem em inglês. Porém, nada o impede de se inspirar no modelo. As OTAs, como hotéis.com, booking.com, decolar.com etc., também estimulam esse contínuo compartilhamento de informação.

Concorrência
Além disso, o Trip Advisor – e outros sites de reviews de hotéis –, são uma ótima ferramenta para que você possa acompanhar a ação da concorrência, ver seus pontos altos e baixos, entender o que tem importado cada vez mais para os hóspedes. E, claro, analisar o seu próprio negócio.

E se você for um cliente do Trip Advisor, isto é, pagar pelos serviços do site, eles oferecem diversas análises sobre sua concorrência, hotéis nas proximidades, gráficos, dicas etc. E a possibilidade de criar ofertas especiais para períodos com a baixa temporada etc.
Saiba mais em www.tripadvisor.com.br.

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