Fabíola Bemfeito   |   23/04/2013 14:19

Accor faz balanço de um ano do programa sustentável Planet 21

“Um ano depois do lançamento do Planet 21, as informações analisadas refletem o impacto positivo e o crescimento do envolvimento de nossos colaboradores”, afirma Sophie Flak, vice-presidente executiva de Desenvolvimento Sustentável e Académie Accor

“Um ano depois do lançamento do Planet 21, as informações analisadas refletem o impacto positivo e o crescimento do envolvimento de nossos colaboradores”, afirma Sophie Flak, vice-presidente executiva de Desenvolvimento Sustentável e Académie Accor. Entre as ações praticadas pela empresa estão o monitoramento e análise do consumo de água e energia, uso de produtos de limpeza eco-friendly, reguladores de fluxo de água e lâmpadas de baixo consumo, oferecimento de refeições balanceadas e ações de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Desde o lançamento do programa, o grupo Accor vem aumentando a quantidade de colaboradores engajados em questões sociais nos hotéis por meio de uma ferramenta de capacitação e conscientização on-line, em oito idiomas. E para garantir que o Planet 21 faça parte das operações diárias dos 3,5 mil hotéis da rede, a Accor lançou um sistema para monitorar o nível do desenvolvimento sustentável dos hotéis, baseado em quatro níveis de desempenho (bronze, prata, ouro e platina), que guia e incentiva as marcas do grupo a implementar metas próprias de sustentabilidade.

“No começo de 2012, 76% dos hotéis ainda não se enquadravam nos padrões mínimos do Planet 21, mas um ano depois, 60% deles têm, no mínimo, os requerimentos necessários para o nível bronze e, 31% agora estão certificados como hotéis sustentáveis”, complementa Sophie.

Toalhas que plantam árvores
O projeto de reflorestamento da Accor, Plant for the Planet, iniciativa que já foi adotada por 1,4 mil hotéis, sugere que os hóspedes reutilizem as toalhas durante a hospedagem. Assim, metade da economia com lavanderia é revertida para o plantio de mudas em sete regiões em todo o mundo. Até o momento, esta iniciativa já financiou o plantio de três milhões de árvores.

Tópicos relacionados