Maria Izabel Reigada   |   19/04/2013 12:55

Ásia lidera expansão hoteleira; Brasil é 1º na Am. do Sul

Com 235 hotéis, que somam mais de 35 mil apartamentos, a América do Sul e Central é a quinta região do planeta em projetos hoteleiros, no final do mês passado, segundo estudo da STR Global.

Com 235 hotéis, que somam mais de 35 mil apartamentos, a América do Sul e Central é a quinta região do planeta em projetos hoteleiros, no final do mês passado, segundo estudo da STR Global. O Brasil, no entanto, é o país que lidera a expansão na região, com 6,1 mil apartamentos em construção, segundo o estudo. Quem lidera esse ranking é a Ásia, com cerca de 385 mil apartamentos em fase de construção em 1.788 hotéis. Embora nos Estados Unidos as construções sejam em maior número – 2.717 hotéis –, esses empreendimentos serão menores, totalizando 320 mil quartos. Os dados fazem parte do último informativo da STR Global, empresa de consultoria e pesquisas com sede nos Estados Unidos, que se associou a parceiros internacionais para assegurar a expansão global.

Em terceiro lugar, a região com maior número de apartamentos hoteleiros em construção é a Europa, com 818 hotéis e 135 mil apartamentos. Ela é seguida pelo Oriente Médio e pela África, com 483 hotéis e 118 mil apartamentos. As Américas Central e do Sul ocupam a quinta posição, seguidas pelo Canadá, com 203 hotéis projetados que somam quase 23 mil apartamentos. O Caribe e o México reúnem 118 projetos de hotéis, com 20 mil apartamentos, de acordo com o estudo, que considerou dados da última semana de março.

Regionalmente
Na América Central e do Sul, o Brasil é o país líder em apartamentos em fase de construção, com 6,1 mil, seguido pelo Panamá (2,5 mil quartos), Argentina (1,5 mil) e Colômbia (1,4 mil). Nos Estados Unidos, Nova York é quem lidera a expansão, com 34% dos projetos – ou dez mil apartamentos. Outros mercados destacados são Washington, Orlando e Chicago. Na Europa, Londres tem 16 mil apartamentos em construção, seguida por Istambul, com 5,5 mil e Moscou, com 4,6 mil.

Tópicos relacionados