Diego Verticchio   |   03/04/2013 22:01

Gastronomia sustentável é debatida na CNC

A mesma pesquisa aponta ainda que um em cada seis brasileiros é considerado obeso. “A globalização trouxe coisas boas e ruins. Na parte alimentar o lado negativo são os restaurantes fast food”, diz a chef

Alimentos orgânicos em bares e restaurantes do Brasil – sejam em hotéis ou não. Isto seria o ideal pensando de forma sustentável, mas ainda não será agora que os estabelecimentos servirão comidas 100% livres de agrotóxicos. A afirmação é da chef Teresa Corção, diretora de Sustentabilidade do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio), presidente do Instituto Maniva e chef e proprietária do restaurante “O Navegador”, que trabalha com saladas 100% orgânicas produzidas por agricultores do Estado do Rio.

“A produção nacional ainda é muito pouca para comportar um estabelecimento comercial”, lamenta.

Teresa esteve na noite de quarta-feira (03/04) participando do debate do Conselho de Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em sua explanação, a chef apresentou o trabalho feito à frente do Instituto Maniva, ONG fundada em 2007 e que conta com chefs de peso como parceiros, entre eles o midiático Claude Troisgros.

“Sustentabilidade na gastronomia é promover uma relação de quem produz e quem consome”, explica a chef. “Antes de um restaurante passar para o consumidor alimentos orgânicos, ele deve fazer o dever de casa, entender a importância, os benefícios, para então poder oferecer aos seus clientes”, ensina a chef.

Para uma plateia formada em sua maioria por representantes de associações ligadas à gastronomia e por conselheiros da CNC, Teresa Corção ensinou que ser ecologicamente sustentável é respeitar os alimentos e suas características, independente da pessoa ser vegetariana ou comer carnes vermelha ou branca, por exemplo.

Segundo a chef, o brasileiro precisa fazer uma reeducação alimentar. Ela lembra que segundo o Ministério da Saúde, mais de 50% da população nacional está acima do peso. A mesma pesquisa aponta ainda que um em cada seis brasileiros é considerado obeso. “A globalização trouxe coisas boas e ruins. Na parte alimentar o lado negativo são os restaurantes fast food”, diz a chef.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS