Fabíola Bemfeito   |   07/04/2013 09:11

Reservas de última hora salvam ocupação e feriado na Espanha

Segundo dados da Confederação Espanhola de Hotéis (Cehat), a ocupação hoteleira na Semana Santa no país chegou a 70%, situando-se finalmente em níveis similares a 2012 e aumentando ainda mais nos dias festivos – de quinta a domingo – quando chegou a 80%

Segundo dados da Confederação Espanhola de Hotéis (Cehat), a ocupação hoteleira na Semana Santa no país chegou a 70%, situando-se em níveis similares a 2012 e aumentando ainda mais nos dias do feriado – de quinta a domingo – quando chegou a 80% na maioria das comunidades autônomas da Espanha. Os números, porém, foram marcados por reservas de última hora, aliadas às condições climáticas e à queda generalizada de preços.

O presidente da Cehat, Juan Molas, destacou que os resultados foram melhores do que as expectativas duas semanas antes, porém os problemas verificados pelo setor nos últimos meses continuam. Entre eles a desproporção da taxa de ocupação/rentabilidade em função da obrigatoriedade de ajustar preços. Além disso, muitos destinos tiveram problemas de conectividade causados pelos aumentos de taxas aeroportuárias.

Em sua opinião, o setor mais uma vez mostrou que sabe se adaptar trabalhando intensamente nas reservas de última hora. “Porém, é nossa obrigação mostrar que as melhorias de determinados aspectos que afetam o turismo não podem mais demorar se queremos salvar o resto da temporada, especialmente a primavera”, disse.

Os resultados de ocupação alcançaram 77% em Castilla-Leon, 73% em Sevilha, 85% em Benidorm, 100% em Fuerteventura, nas Canárias, 85% em Tenerife e Gran Canaria e 70% em Barcelona. Já em Madri, a ocupação caiu 4% e chegou a 72% nos dias mais importantes da Semana Santa.

Tópicos relacionados