Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   18/05/2013 18:57

Sampaio (FBHA) reúne-se com ministro para tratar das gorjetas

Na quinta-feira (16), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), foi recebido pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, e pelo secretário–executivo, Valdir Simão

Na quinta-feira (16), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), foi recebido pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, e pelo secretário–executivo, Valdir Simão. O objetivo da visita foi buscar o apoio do governo para corrigir distorções do PL 57/2010, que trata da gorjeta. O ministro se comprometeu a levar o assunto à presidenta Dilma Rousseff, por meio da ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o também à área econômica do governo.

O presidente da FBHA também esteve à frente de negociações sobre o tema com diversos parlamentares e assessores na tarde de sexta-feira, entre eles a senadora Ana Amélia, os senadores Eunício Oliveira, Gim Argelo, Wellington Dias, Francisco Dornelles; além do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, o senador Antônio Carlos Valadares.

O objetivo dos encontros foi pedir aos parlamentares a assinatura em documento para a retirada do pedido de urgência para votação do projeto. “Não somos contrários ao projeto em si, queremos a regulamentação, sim, mas precisamos de mais tempo para analisar alguns pontos do projeto que não foram suficientemente discutidos”, alertou Sampaio. “Da forma como o projeto foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, de forma atabalhoada, o projeto é prejudicial a todos, tanto a empresários quanto aos trabalhadores e aos consumidores, em última instância”, afirmou.

O projeto, aprovado na última terça (13) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), determina repasse de 80% do montante de gorjetas para os trabalhadores. Segundo Sampaio, alguns pontos que constam do projeto podem inviabilizar a cobrança da gorjeta por parte dos empresários. O primeiro ponto questionado pela FBHA é o percentual de 20% a ser retido. “Este percentual não paga os custos que o empresário tem sobre os 10% cobrados”, reclama Sampaio.

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), também pediu aos parlamentares, além da retirada do projeto, uma audiência pública para tratar do tema, e trabalha uma nova redação a ser proposta por meio de emendas ao texto aprovado, que deverá ser entregue aos parlamentares na próxima semana, quando os representantes dos sindicatos associados deverão vir a Brasília para conversar com os senadores.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS