Biaphra Galeno   |   05/06/2013 14:49

Hotelaria é segmento mais vendido do turismo na plataforma mobile

Pesquisa realizada pela Opera Software, desenvolvedora do navegador para celular Opera Mini que tem 223 milhões de usuários no mundo, revela que o turismo no Brasil ainda engatinha em relação à comercialização de produtos na plataforma mobile

Pesquisa realizada pela Opera Software, desenvolvedora do navegador para celular Opera Mini que tem 223 milhões de usuários no mundo, revela que o turismo no Brasil ainda engatinha em relação à comercialização de produtos na plataforma mobile. A pesquisa teve a participação de cinco mil pessoas e traça o perfil dos usuários brasileiros.

Uma mudança, de acordo com o vice-presidente executivo e de Soluções Operacionais, Jeff Glueck, chama atenção: a forma como os usuários acessam a internet. Realizada no ano passado, a edição anterior desta pesquisa apontou que 64% das pessoas que participaram do questionário acessavam pelo computador de casa, ao passo que 23% usavam um dispositivo móvel (celulares e tablets). “Este ano, mais de 90% responderam que usam esses dispositivos para acessar a internet, ao passo que os computadores caíram para 14%”, aponta Glueck.

Entre os interesses listados pelos usuários, aplicativos e ringtones dominam amplamente as respostas (54%). Eletrônicos e entretenimento vêm na sequência (28% cada um). O único segmento turístico representado na pesquisa é o das reservas de hotéis, com 5% das respostas, em uma metodologia que permitiu escolher outros segmentos. Há, no entanto, potencial para crescer e se desenvolver este segmento, segundo o executivo.

NO CARTÃO?
A pesquisa também aponta que 19% dos usuários compraram aplicativos e jogos, porém ainda há desconfiança em relação a produtos e serviços, categorias nas quais o turismo se enquadra. “É uma questão de comportamento, basicamente. Creio que os usuários ainda precisam ter confiança nos sites para realizar compras, assim como têm com Decolar.com, Netshoes e outros”, afirma a gerente da Opera Software para América Latina, Sabrina Zaremba.

“Mesmo em mercados ricos, os usuários não costumam colocar o número do cartão de crédito no celular. Creio que a chave será o desenvolvimento de meios mais fáceis para que o usuário realize suas compras”, pondera Glueck, dizendo que a loja da Tim está entre as cinco mais movimentadas financeiramente no mundo para a Opera. “Se, por um lado, os brasileiros temem comprar com o cartão, com a Tim, o consumo vem na fatura mensal, o que facilita a comercialização.”

A visita do time da Opera Software ao Brasil se dá pelo fato de que o Brasil cresce em progressão geométrica em usuários de celular. “Em 2011, o número era de 23,3 milhões. A expectativa para 2016 é que chegue a 96,4 milhões”, explica Glueck. Atualmente, o Brasil é o quarto no mundo em usuários de telefones celulares, atrás da China, Estados Unidos e Japão. Os executivos da empresa buscam negócios, sobretudo com operadoras de telefonia.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS