"Spa é um bom negócio para o seu hotel?", indaga consultor
Acabou há pouco a palestra “Serviços de bem estar aos hóspedes: de uma massagem terapêutica a um spa completo”, ministrada pelo diretor de Marketing da ABC Spas, Antonio Novaes.
Acabou há pouco a palestra “Serviços de bem estar aos hóspedes: de uma massagem terapêutica a um spa completo”, ministrada pelo diretor de Marketing da ABC Spas, Antonio Novaes. Ele explica que ter claro o objetivo pelo qual você vai passar a oferecer serviços de bem estar a seu hóspede é crucial para o sucesso do negócio. “É necessário que a cultura do hotel comporte esse tipo de serviço. Não adianta fazer só porque o concorrente oferece esse diferencial ou porque você espera um grande lucro com a atividade”, esclarece.
Se o objetivo for aumentar significativamente a renda, talvez esse não seja o melhor objetivo. “Se sua decisão se apoia em algo exclusivamente financeiro, o spa não é resposta para você”, alerta Novaes. “Por mais rentável que ele possa ser, talvez você pudesse investir em outras áreas com maior retorno. Por isso é importante que ele esteja integrado à filosofia do hotel”, ressalta. Contudo, ele dá algumas dicas para aumentar a rentabilidade do spa. “ É crucial que a recepção fale para o hóspede sobre o serviço. Além disso, é possível montar produtos relacionados a dia da noiva, ou outros eventos levando em conta as terapias do spa”, exemplifica.
Diante disso, se sua escolha for por realmente oferecer esse tipo de serviço aos hóspedes, o segundo passo é avaliar se você colocará à disposição apenas alguns profissionais que atenderão no próprio apartamento, por exemplo, ou se vai investir numa infraestrutura mais completa. De novo, além das questões financeiras, é a filosofia do hotel que vai determinar o que é melhor implantar no seu empreendimento.
OPERAÇÃO PRÓPRIA x TERCEIRIZAÇÃO
Novaes destaca as principais características de cada uma das opções – operação própria e terceirização – e deixa claro que considera a segunda alternativa a melhor escolha. “ Quando você abre um spa, lida com profissionais de natureza diferente dos que trabalham em hotelaria. São sindicatos diferentes, por exemplo. Além disso, a operação em si conta com legislação específica, que o hoteleiro pode não dominar”, pontua.
Se o objetivo for aumentar significativamente a renda, talvez esse não seja o melhor objetivo. “Se sua decisão se apoia em algo exclusivamente financeiro, o spa não é resposta para você”, alerta Novaes. “Por mais rentável que ele possa ser, talvez você pudesse investir em outras áreas com maior retorno. Por isso é importante que ele esteja integrado à filosofia do hotel”, ressalta. Contudo, ele dá algumas dicas para aumentar a rentabilidade do spa. “ É crucial que a recepção fale para o hóspede sobre o serviço. Além disso, é possível montar produtos relacionados a dia da noiva, ou outros eventos levando em conta as terapias do spa”, exemplifica.
Diante disso, se sua escolha for por realmente oferecer esse tipo de serviço aos hóspedes, o segundo passo é avaliar se você colocará à disposição apenas alguns profissionais que atenderão no próprio apartamento, por exemplo, ou se vai investir numa infraestrutura mais completa. De novo, além das questões financeiras, é a filosofia do hotel que vai determinar o que é melhor implantar no seu empreendimento.
OPERAÇÃO PRÓPRIA x TERCEIRIZAÇÃO
Novaes destaca as principais características de cada uma das opções – operação própria e terceirização – e deixa claro que considera a segunda alternativa a melhor escolha. “ Quando você abre um spa, lida com profissionais de natureza diferente dos que trabalham em hotelaria. São sindicatos diferentes, por exemplo. Além disso, a operação em si conta com legislação específica, que o hoteleiro pode não dominar”, pontua.