Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   23/10/2013 11:13

Hotelaria independente é o desafio da distribuição

A hotelaria independente é o grande desafio da distribuição. É isso que afirmaram os participantes do painel sobre distribuição hoteleira realizado ontem no Encontro PanHotéis Inovação e Tendências, realizado no auditório da CNC, no Rio de Janeiro

A hotelaria independente é o grande desafio da distribuição. É isso que afirmaram os participantes do painel sobre distribuição hoteleira realizado ontem no Encontro PanHotéis Inovação e Tendências, realizado no auditório da CNC, no Rio de Janeiro. Participaram o presidente da Abracorp, Edmar Bull, o presidente da Trend, Luis Paulo Luppa, a diretora comercial da rede Windsor, Rosângela Gonçalves, o superintendente da CVC, Valter Patriani, e o presidente da ABIH, Enrico Fermi. A mediação foi do editor-chefe da PANROTAS, Artur Luiz Andrade.

Segundo Edmar Bull, foi principalmente na hotelaria independente que a Abracorp pensou quando deu sinal verde para o desenvolvimento do B2B Reservas, sistema de reservas hoteleiras para as 32 associadas à entidade. “Com a proliferação de parques industriais, usamos hotéis no meio do nada”, disse Edmar Bull. O presidente da ABIH, Enrico Fermi, que conta com 3,8 mil hotéis associados, principalmente os independentes, lembrou o tamanho desse mercado. “Os independentes respondem por 52% dos hotéis no País e vemos com bons olhos iniciativas como a da Abracorp. Se é um facilitador para a hotelaria, ele é bem vindo. Precisamos é entender para aproveitar comercialmente”, afirmou.

“A Trend tem uma relação de 21 anos com esses hotéis”, afirmou Luis Paulo Luppa. “E é preciso ter amplitude no produto hoteleiro oferecido. Além das diferentes localizações dos empreendimentos, como bem lembrou o Edmar, hoje, com o crescimento da economia brasileira, os viajantes corporativos têm um leque muito grande. Viaja o presidente da empresa e viaja o eletricista”, continuou o executivo. “Trabalhamos muito com os hotéis independentes. A CVC tem mais de cinco mil hotéis em seu cadastro. Na verdade, a CVC ocupa nove mil quartos por dia no Nordeste, para vocês verem como é importante uma boa distribuição”, afirmou Valter Patriani.

Luppa, da Trend, ressaltou que distribuir de forma eficiente não é apenas ter um bom sistema. “A distribuição é muito mais do que apenas disponibilizar conteúdo. Inclui inteligência, serviço, promoção e boas ferramentas de marketing. O sistema busca apenas disponibilidade e preço e distribuir é muito mais que isso”. Segundo ele, a Trend conta com 12 milhões de room nights hoteleiras para distribuir em 2014.

“O mix de diferentes condições é o que faz o mix da hoteleira”, afirmou Rosângela Gonçalves, da rede Windsor. A Windsor tem foco no cliente corporativo, mas a rede também trabalha com tarifas diferenciadas para o lazer, especialmente no fim de semana. Ela também destacou a importância de preservar o cliente do dia a dia com disponibilidade, mesmo em meio a grandes eventos. “A hotelaria independente também precisa preservar seus parceiros anuais”, disse o presidente da ABIH, Enrico Fermi.

“A hotelaria entende a diferença entre os tipos de hóspedes. Ela cobra mais do cliente corporativo e isso é bom, porque a gente consegue oferecer preços melhores para o cliente de lazer”, destacou Valter Patriani. “Na verdade, há uma diferença entre quem quer viajar e quem precisa viajar e isso é uma das essências do nosso negócio”, concluiu Luppa.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS