Fabíola Bemfeito   |   28/10/2013 16:42

Hotelaria não está aproveitando oportunidade mobile, diz estudo

Pesquisas mostram que conectividade e mobilidade estão entre os principais motivos que fazem o viajante escolher um bom hotel. Porém, nem todos aproveitam a oportunidade... É o que diz o Trip Barometer do Trip Advisor

Pesquisas recentes mostram que a conectividade – de qualidade – está entre os principais motivos que fazem o viajante escolher um bom hotel. Porém, os hotéis não estão aproveitando a oportunidade... Pelo menos, é o que diz o Trip Barometer do Trip Advisor. Isso porque o estudo revela que o setor de hotelaria globalmente não está atendendo às expectativas móveis dos viajantes atuais, e o Brasil não é uma exceção. Apesar do apetite que os viajantes estão exibindo por dispositivos móveis nas férias, aproximadamente um terço dos hotéis em todo o mundo (31%) e no Brasil (33%) não fazem nada para conquistar os usuários de dispositivos móveis.

Porém, apesar de, em 2013, somente 36% do setor hoteleiro em todo o mundo priorizar o marketing móvel, 53% deles planejam a expansão de sua oferta móvel em 2014. O setor hoteleiro brasileiro é um dos mais propensos a aumentar suas ofertas móveis nos próximos anos (62%), incluindo website com ambiente amigável para dispositivo móvel (34%), o recurso de reservas via dispositivo móvel (30%), e ofertas especiais específicas para dispositivos móveis (17%) (veja quadro acima).

Mas a oportunidade está aí. O estudo diz, por exemplo, que nove em cada dez viajantes em todo o mundo admitem utilizar a tecnologia móvel enquanto estão fora. Oitenta e sete por cento dos viajantes em todo o mundo e 91% dos viajantes brasileiros, reportaram o uso de dispositivos móveis durante suas viagens, de acordo com o estudo de tendências móveis e sociais do Trip Advisor.

INVEJA
O desejo de permanecer conectado com a família e amigos e o medo de estar por fora dos acontecimentos são os principais motivos desta crescente dependência da conexão móvel e uso de mídias sociais durante as férias. A pesquisa também revela que aproximadamente um em cada cinco viajantes no mundo usa as mídias sociais para falar sobre suas férias por meio de atualizações.

De acordo com a pesquisa, aproximadamente um a cada dez viajantes (8%) admitem usar mídias sociais durante as férias para “causar inveja aos amigos” e 11% afirmam que “não seria férias se todos os meus amigos não soubessem que eu estava lá”. No Brasil, 17% dos viajantes contam das férias nas mídias sociais, quase que com a mesma intensidade do restante da América do Sul (16%).

PLANEJAMENTO
Além disso, um quarto dos viajantes em todo o mundo usou as mídias sociais no planejamento da sua última viagem para obter recomendações (72%), ver imagens e vídeos de onde eles queriam visitar (67%), encontrar inspiração para o que fazer e ver enquanto eles estivessem em viagem (60%), e para buscar ofertas (45%).

De acordo com o estudo, 61% dos viajantes em todo o mundo também estão utilizando pesadamente as mídias sociais durante suas férias para permanecerem conectados com seus amigos e família. O estudo revela que 74% dos viajantes brasileiros estão usando as mídias sociais enquanto estão na estrada e eles estão significativamente mais propensos a usá-las em busca de recomendações.

Para o relatório completo da Trip Barometer, acesse este LINK.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Colaboração para o Portal PANROTAS

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!