Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   08/11/2013 09:07

BH e Rio são destaques e Salvador desce em relatório Hotelinvest

Segundo a prévia do terceiro trimestre do Panorama da Hotelaria Brasileira da Hotelinvest, comanda por Diogo Canteras, o desempenho da hotelaria brasileira no 3º trimestre foi aquém do esperado em relação ao mesmo período de 2012

Segundo a prévia do terceiro trimestre do Panorama da Hotelaria Brasileira da Hotelinvest, comandada por Diogo Canteras, o desempenho da hotelaria brasileira no 3º trimestre foi aquém do esperado em relação ao mesmo período de 2012. O único mercado que não apresentou queda na ocupação foi Belo Horizonte.

A amostra analisada (30.507 UHs em seis capitais) apresentou aumento de oferta (3,5%), porém a demanda sofreu leve queda (0,9%), o que resultou em retração da taxa de ocupação (4,2%). A diária média, no entanto, leve incremento (3,9%), levando à estabilização de revpar, que diminuiu somente 0,4%.

A Hotelinvest diz que o 2º trimestre de 2013 sinalizava uma ligeira retomada do desempenho dos hotéis nas cidades estudadas, portanto “acreditava-se que a ocupação voltaria a crescer e que assim a diária evoluiria em patamares superiores aos que foram vistos nas últimas prévias. Porém, o acréscimo de diária aplicado ainda tem sido abaixo da média da inflação projetada para o ano”, diz o comunicado da empresa.

Entre as praças analisadas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Porto Alegre, o pior desempenho foi da capital baiana, cujo índice de ocupação caiu 11,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Em seguida veio Porto Alegre, com 7,6% de queda. Os melhores resultados couberam à Belo Horizonte (+1,4) e Rio de Janeiro (-1,7%). A cidade onde a diária média mais cresceu foi Curitiba (5,8%), seguida por São Paulo (4,4%). Não houve queda de valores, porém eles subiram menos em Salvador (1,7%) e Belo Horizonte (1,9%).

RIO DE JANEIRO E SÃO PAULO
“O mercado hoteleiro do Rio de Janeiro se beneficiou dos grandes eventos que ocorreram nesse trimestre, como a Jornada Mundial da Juventude e o Rock in Rio, o que fez com que a capital carioca apresentasse a maior evolução de demanda das cidades analisadas (9,3%). Contudo, a oferta[2] de hotéis estudada cresceu em maior proporção (11,2%), devido à abertura de um hotel econômico na região do Botafogo, o que levou à retração da taxa de ocupação (1,7%). Assim, os índices de diária média e revpar cresceram 4,2% e 2,4%, respectivamente, evolução superior à do 2º trimestre de 2013.

Pelo oitavo trimestre consecutivo, os hotéis da capital paulistana vivenciaram retração de demanda (3,9%). Como a oferta permaneceu praticamente estagnada (-0,9%), a taxa de ocupação sofreu queda de 3,1%. A diária média apresentou crescimento (4,4%) no mesmo nível do que o observado no 2º trimestre de 2013. Por fim, o revpar foi de 2,4%”
, explica a Hotelinvest.

Para ver o relatório completo, acesse www.hotelinvest.com.br.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS