Artur Luiz Andrade   |   01/11/2013 16:56

Decolar turbina área de hotéis com ex-Booking

Depois de mais de nove anos na Booking.com, incluindo a implantação no Brasil, Greetje de Haan (conhecida como Grace, devido à dificuldade de pronúncia de seu nome holandês) está desde fevereiro como diretora de Hotéis Decolar.com.

Depois de mais de nove anos na Booking.com, incluindo a implantação no Brasil, Greetje de Haan (conhecida como Grace, devido à dificuldade de pronúncia de seu nome holandês) está desde fevereiro como diretora de Hotéis Decolar.com. A diretoria do Grupo Despegar, baseado em Buenos Aires, decidiu turbinar a área hoteleira, com a meta de chegar a 50% das vendas, algo que Greetje, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, garante já estar perto de acontecer.

Greetje, que se reporta diretamente ao vice-presidente Christian Vilate, que fica na Argentina e é um dos fundadores da empresa, esperou esses meses para falar com a imprensa, pois queria dominar o mundo Decolar e já ter planos e números concretos para divulgar.

Além da parte de produtos, ela também cuida de atendimento ao cliente, toda a parte financeira e das vendas. Alípio Camanzano, também diretor da Decolar.com no Brasil, continua responsável pela área de passagens aéreas e outros produtos (cartões de assistência, cruzeiros, ingressos para parques).

Nesses meses, Greetje aumentou em dois mil a quantidade de meios de hospedagem nacionais no Decolar (hoje são nove mil meios no Brasil e mais de 200 mil no mundo), lançou uma nova versão do sistema de reservas, mudou nomes da equipe (de 400 profissioais) e ampliou os escritórios regionais para cinco: São Paulo, Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (onde ela mora), Fortaleza e Florianópolis. “O objetivo dos escritórios é estar perto dos hotéis, não apenas para negociar, como para ajudá-los a usar melhor as ferramentas e assim tirar mais proveito delas”, explica a diretora.

“A hotelaria brasileira tem muito potencial e capacidade para gerar mais rentabilidade. Mas o setor precisa investir mais na qualificação dos profissionais e na implantação de novos serviços. Na Europa, por exemplo, em muitos hotéis, 30% das reservas são feitas por meio de seus próprios sites. Por aqui, a internet ainda é, de certa forma, uma novidade para a grande maioria”, diz a executiva. “Com nossas ferramentas estamos ajudando a hotelaria brasileira a conquistar consumidores digitais e a fazer mais revenue management”.

A entrevista completa com Greetje de Haan sairá na edição 1.090 do Jornal PANROTAS. Ela falará do apelo ao preço nas OTAs, de como a hotelaria brasileira hoje se relaciona com esse canal de vendas, da importância da opinião que circula na internet, da expectativa para os próximos anos, incluindo o ano da Copa do Mundo, e das próximas novidades da Decolar.com.

Veja uma das frases da executiva sobre a questão de preços: “Toda OTA quer ter o melhor preço. Comparo com um supermercado. Um preço alto não atrai audiência, não chama público. Nosso trabalho junto ao hotel é ajudá-lo a saber quando aplicar as diferentes tarifas. Tem hotel que quer ganhar mais dinheiro imediato e não quer reduzir o preço em algum momento. A resposta é uma só: saber fazer revenue management”.

A edição 1.090 do Jornal PANROTAS circulará na semana de 13 de novembro.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18754 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.