Claudio Schapochnik   |   18/11/2013 12:10

Especialista lança livro sobre marketing olfativo

Há muitos anos vários hotéis no Exterior e no Brasil apostaram na identidade olfativa, ou seja, na caracterização de ambientes com aromas agradáveis de flores, ervas e perfumes. Caso você queira aplicar este conceito no seu empreendimento, vale a leitura do livro Marketing Olfativo

Há muitos anos vários hotéis no Exterior e no Brasil apostaram na identidade olfativa, ou seja, na caracterização de ambientes com aromas agradáveis de flores, ervas e perfumes. Caso você queira aplicar este conceito no seu empreendimento, vale a leitura do livro Marketing Olfativo – guia para aromatização de ambientes, de Fátima Leão Farkas, que trabalha há 15 anos no setor. Trata-se de um guia para aromatização de ambientes editado pela Editora Senac São Paulo, e a obra será lançada no dia 4 de dezembro, às 18h30, na Livraria da Vila da Lorena, em São Paulo.

“Aromatizar é traduzir a identidade, é inserir os usuários no universo de significados de uma marca, um produto ou uma empresa. É proporcionar uma sensação boa ao cliente, é convidá-lo a um universo imaginário, onírico e virtual, procurando criar uma relação que possa, por fim, ocasionar a sua fidelização. Isso acontece porque os perfumes mobilizam diretamente o sistema límbico, o grande acionador das emoções. A reação das pessoas à inalação de um perfume é praticamente instantânea: as emoções afloram, e a mágica acontece”, explica a editora por meio de um comunicado.

Para contextualizar o leitor sobre a importância da aromatização no cotidiano das pessoas, a autora explica os conceitos básicos do que é aroma, fragrância, perfume, odorizante, óleos essenciais, essências sintéticas e como a pirâmide olfativa age nos sentidos. Ela conta, ainda, sobre a história destes óleos essenciais e dos perfumes.

Em sua obra, Fátima comenta sobre importância do marketing olfativo para as empresas, enfatizando que com a aromatização é possível destacar a identidade de uma marca, aumentar ou diminuir o tempo de permanência dos clientes, ou ainda estimular a concentração em salas de estudos e departamentos contábeis, entre outras possibilidades.

AUTORA
Fátima Leão Farkas é perfumista de ambientes especializada em marketing olfativo. Desenvolve a identidade olfativa pela aromatização de espaços ou linhas de produtos, para hotéis, spas, redes de varejo, grifes de moda e grandes corporações.
Especializada em aromaterapia, Fátima aprimorou seu conhecimento em viagens de pesquisa e cursos na Índia, nos Estados Unidos, na França e na Inglaterra.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS