Claudio Schapochnik   |   27/12/2013 18:28

Cachaça da Quinta (RJ) chega ao mercado paulista

Produzida no interior fluminense, a Cachaça da Quinta acaba de entrar no mercado de São Paulo

Produzida no interior fluminense, a Cachaça da Quinta acaba de entrar no mercado de São Paulo. A bebida chegou às prateleiras de mercados de luxo como St. Marche e o Empório Santa Maria, além de fazer parte da carta de bebidas de restaurantes como o Le Entrecôte de Paris, Mr. Baker e Les Trois Brasser.

Em 2013, a cachaça se tornou a primeira bebida brasileira a receber o prêmio máximo no Concurso Mundial de Bruxelas, considerado o Oscar do setor, e viu as vendas crescerem em 20%. Na ocasião a cachaça desbancou 800 destilados de diversos países, como uísques, vodcas, conhaques e tequilas, entre outros.

Sócia-proprietária da Fazenda da Quinta, onde a branquinha é produzida, Kátia Alves Espírito Santo está à frente do negócio desde 2003 e foi responsável pela reformulação da bebida, produzida desde 1923 na fazenda de sua família em Carmo. Recentemente foi implantada na fazenda uma produção ecológica e sustentável, com cachaça feita sem aditivos químicos.

Já são cerca de 120 mil garrafas por ano, todas feitas sem adubos industriais, agrotóxicos ou queima de palha – a energia vem de uma antiga roda d´água e moenda. Parte do bagaço é ainda usada como combustível da caldeira. O vinhoto, subproduto muito poluente para os rios, virou complemento orgânico na alimentação do gado. A destilação da Cachaça da Quinta é precisa e lenta em alambique de cobre, com longa permanência em túneis de madeira.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Colaboração para o Portal PANROTAS

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no PANROTAS. Confira!