Fabíola Bemfeito   |   08/01/2014 12:57

Starwood cresce 16% e aposta em luxo e midmarket

Em um balanço do ano de 2013, a Starwood anunciou que abriu 74 novos hotéis no ano, com aproximadamente 16,2 mil quartos, em 22 países, expandindo sua presença particularmente em mercados em desenvolvimento

Em um balanço do ano de 2013, a Starwood anunciou que abriu 74 novos hotéis no ano, com aproximadamente 16,2 mil quartos, em 22 países, expandindo sua presença particularmente em mercados em desenvolvimento. De acordo com as tendências macroeconômicas, quase 75% do pipeline de desenvolvimento da empresa e 60% das assinaturas de acordos para novos hotéis realizados em 2013 ocorreram em mercados de rápido crescimento, como Bangladesh, Malásia, Indonésia, Colômbia e Arábia Saudita.

Por outro lado, aproximadamente 40% das assinaturas de acordos para novos hotéis da Starwood em 2013 ocorreram em mercados desenvolvidos, com 13 conversões que foram assinadas e abertas durante o próprio ano. As conversões irão continuar a alimentar o crescimento na América do Norte e a ganhar mais impulso na região da Ásia Pacífico, Oriente Médio e na Europa.

No total, a empresa assinou 152 novos acordos de administração e franquia de hotéis no ano passado. Com isso, 2013 foi o quarto ano consecutivo de crescimento, com um aumento de 16% sobre 2012. A empresa também assinou 75 renovações de contratos, um aumento de 29% em comparação com o ano anterior. E a Starwood espera outro ano forte de crescimento global em 2014.

“Está em andamento uma revolução nas viagens globais e as tendências seculares de aumento do poder aquisitivo, crescimento da urbanização e a maior interconectividade digital, nos tornam confiantes, como sempre, sobre a demanda por viagens de qualidade”, disse opPresidente e CEO da Starwood Hotels & Resorts, Frits van Paasschen.

ADAPTAÇÃO
A Starwood também está percebendo um maior interesse em projetos de adaptação, particularmente para sua marca Aloft. A empresa abriu três desses projetos em 2013: Aloft Orlando Downtown, Aloft Tulsa Downtown e Aloft Miami – Brickell, em acréscimo a assinaturas do novo Aloft New Orleans. E irá abrir outros três outros em 2014, com o Aloft Liverpool, Aloft Detroit e Aloft Tampa Downtown, e assim a empresa continua a buscar oportunidades para usar o método de reutilização adaptativa em todas as suas marcas pelo mundo.

LUXO
Conforme o poder aquisitivo aumento no mundo, cresce também o apetite por acomodações em hotéis de luxo, constata a Starwood. Para atender essa demanda, a rede dobrou seu portfólio de hotéis de luxo nos últimos seis anos. Hoje, a Starwood tem mais de 160 hotéis de luxo, operando sob as marcas St. Regis, Luxury Collection e W Hotels, com mais de 90% do seu pipeline de luxo em mercados de rápido crescimento.

A Starwood abriu seis hotéis de luxo em 2013, incluindo o primeiro resort de esqui da marca W, com o W Verbier na Suíça, e seu primeiro W Hotel na China Continental, o W Guangzhou. Em 2014, a empresa vai abrir dez novas propriedades de luxo, estreando em quatro países. Entre as principais inaugurações estão o W Bogotá, marcando a entrada da marca na Colômbia, o W Pequim, ampliando a presença da marca W em destinos estratégicos na China e o The St. Regis Istambul.

MIDSCALE
A Starwood abriu 30 hotéis e assinou 60 novos acordos no segmento de cinco estrelas em 2013, sob suas marcas Sheraton, Le Méridien e Westin. A Sheraton continua sendo a líder em crescimento da Starwood, abrindo caminho para o crescimento das outras marcas da empresa.

Aproveitando o ímpeto de assinaturas para novos hotéis em 2013, o portfólio de midscale da Starwood – composto por Four Points by Sheraton, Aloft e Element – cresceu quase 80% desde 2008. Essas marcas estão se preparando para outro ano forte, nas pegadas de 37 inaugurações e 77 novos acordos assinados em 2013. Os hotéis Four Points by Sheraton, Aloft e Element respondem por aproximadamente 40% do pipeline de desenvolvimento da empresa e quase 45% das inaugurações esperadas em 2014.

Tópicos relacionados