Especial para o Portal PANROTAS Fabíola Bemfeito   |   09/04/2014 17:21

Competitividade e tarifas dominam painel do Conotel

Sob o comando do secretário geral da CNC, Eraldo Alves da Cruz, executivos de áreas diversas debateram a competitividade brasileira, citaram as manifestações e questionaram monitoramento de tarifas

Sob o comando do secretário geral da CNC, Eraldo Alves da Cruz, o economista e ex-governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o presidente da Riachuelo, Flavio Rocha, o jornalista Gaudêncio Torquato e o publicitário Luis Lara, da Lew, Lara, que teve de se ausentar rapidamente, debateram o cenário brasileiro hoje à tarde no Conotel, que acontece no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Em comum, a crítica à competitividade e a esperança gerada pelas manifestações nas ruas, que começaram em meados do ano passado.

"Espero mesmo que o clima das manifestações inunde a política brasileira e inspire a sociedade", disse Hartung. "Espero que a consequência das manifestações seja de fato a melhoria na qualidade do serviço público", destacou o jornalista Gaudêncio Torquato. "A ineficiência do poder público influi diretamente na capacidade empresarial do Brasil e faz o País ter uma das mais baixas competitividades empresariais do mundo", salientou Flavio Rocha, das Lojas Riachuelo, provocado por Eraldo Cruz.

Cruz também citou o "índice Zara", gerado pela butique presente em 86 países. "No Brasil, os produtos Zara são mais caros por culpa do custo país", afirmou. Para o ex-governador do Espírito Santo, é preciso parar de inventar no setor público e começar a seguir o que já dá certo. "Nem todos os funcionários têm de ter estabilidade e nem tudo que o governo anterior faz é ruim. Cada governo que chega não precisa começar tudo de novo", disse.

MONITORAMENTO DE TARIFAS
Flavio Rocha destacou que o Brasil, por conta da burocracia e corrupção pública, perdeu modernidade e competitividade. "Com o poder público sendo uma pedra no caminho, não vai funcionar. O governo precisa ser um facilitador". Novamente, indagado por Eraldo Alves da Cruz, Flavio Rocha comentou o monitoramento das tarifas hoteleiras proposto pela Embratur. "A intervenção nas leis de mercado distorce toda a economia. É ingenuidade achar que um burocrata de Brasília possa regular o livre mercado", concluiu, sob aplausos da plateia.

O Conotel começou hoje e segue até sexta-feira, paralelo à feira Food Hospitality World, de gastronomia e hospitalidade.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Fabíola Bemfeito

Fabíola Bemfeito tem 4490 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS