Fabíola Bemfeito   |   16/04/2014 09:05

Rio Quente Resorts faz retrofit no Hotel Turismo (1977)

O Rio Quente Resorts está cheio de novidades para este ano, justamente o da celebração de seus 50 anos. E uma das boas novidades é o retrofit do Hotel Turismo, de 1977, que já estará pronto para a temporada

O Rio Quente Resorts está cheio de novidades para este ano, justamente o da celebração de seus 50 anos. E uma das boas novidades é o retrofit do Hotel Turismo, inaugurado em 1977 e, na época, o primeiro cinco estrelas do Estado de Goiás. A revitalização começou em fevereiro e as obras terminam em junho, com o empreendimento já estando pronto para as férias de julho.

Segundo o diretor executivo de Experiência do Grupo Rio Quente, Ronaldo Pacheco, o projeto de revitalização foi elaborado seguindo o padrão da arquitetura contemporânea, com linhas retas e cores claras, integrando o paisagismo projetado pelo artista plástico Burle Marx, com a claridade natural, tudo privilegiando a leveza e a sofisticação. Ele conta que entre as inovações e melhorias estão a revitalização dos 128 apartamentos, além da manutenção de outros 24 que já tinham sido construídos recentemente. E ainda da butique, recepção e lobby.

“Haverá ainda a integração entre o Bar Stella Artois e a piscina, por meio de uma cobertura estendida que permitirá que os hóspedes sejam atendidos enquanto estão dentro dela. Além disso, tanto a piscina adulta quanto a infantil contarão com novos revestimentos dos pisos e pergolatos, que aumentarão as áreas de sombras para os hóspedes”, conta. O restaurante também será totalmente renovado. Entre as novidades estão a tematização, que tem tudo a ver com o conceito de experiência que o grupo trabalha tanto. “Os hóspedes também poderão ver a elaboração dos pratos, já que a área será em estilo show cooking.”

PLANO DE GUERRA
Pacheco também comenta o desafio de fazer o retrofit em um hotel construído nos anos 1970. “Além das questões técnicas para adequação dos processos, fornecedores, nosso grande desafio é inserir a tecnologia e o que há de mais moderno no mercado em materiais, equipamentos e design, porém dentro de um edifício com uma estrutura antiga, que é na essência o termo retrofit”, afirma o executivo, que diz ainda que no processo há um grande esforço da equipe já que, no início, é preciso realizar um verdadeiro raio-x do empreendimento, utilizando mapeamento, laudos e análises técnicas.

“Com este material realizamos um briefing com todas as necessidades que envolverão a operação, equipe comercial e marketing. Posteriormente iniciamos o desenvolvimento do projeto, no qual o maior desafio é atender as necessidades técnicas, o briefing da companhia, melhoria no desempenho operacional, redução de custo e aumento da satisfação do cliente final, com soluções que atendam ao budget. E, mais que isso, viabilizem a execução no prazo. “O prazo no nosso caso é recorde, pois temos que executar a obra durante a baixa temporada, no máximo em quatro meses, para não afetar os negócios”, explica.

Além disso, de acordo com ele, como o empreendimento fica no Centro-Oeste, durante a execução temos que vencer a dificuldade de logística da região, indisponibilidade de mão de obra na construção civil. Por isso, temos um planejamento eficaz (um verdadeiro plano de guerra), e um olhar 360° em todas as áreas, para conseguir o resultado satisfatório na entrega do produto.

EXPERIÊNCIA SEMPRE
Outro desafio, segundo ele, é passar sempre o conceito de experiência, uma das essências do grupo. “Proporcionar experiências sempre fez parte da nossa identidade e está presente em todos os nossos investimentos e projetos. Para nós é algo muito natural promover o fascínio nos hóspedes, por meio da relação com os associados (termo para identificar colaboradores), com a natureza do complexo, com a infraestrutura oferecida, gastronomia, entre outros aspectos”, garante o executivo. Por conta disso, segundo ele, nesse retrofit se podem encontrar esses elementos em todo o contexto. “A cozinha no estilo show cooking, onde os hóspedes também poderão apreciar a elaboração dos pratos, já que a área de preparo ficará a frente do cliente, é um bom exemplo.”

Ele garante, porém, que os 50 anos não foram o mote exclusivo do retrofit, uma vez que faz parte do planejamento estratégico do Grupo Rio Quente realizar revitalizações nos hotéis do Rio Quente Resorts com tempo máximo de 10 anos. No caso do Hotel Turismo, a ampla revitalização para modernizar e oferecer mais conforto e sofisticação aos hóspedes já estava prevista como parte dos investimentos de 2014. “Além de proporcionar uma estrutura ainda mais confortável aos hóspedes, o Hotel Turismo terá mais requinte em sua roupagem, traduzindo o conceito de inovação e modernidade que tem pautado nossos últimos investimentos”, ressalta.

PARA O MERCADO
Para que o mercado compreenda as novidades, Ronaldo Pacheco lembra que o Rio Quente já faz um trabalho muito próximo junto aos agentes de viagens. “Inclusive já iniciamos nossa temporada de workshops e pretendemos capacitar cerca de dois mil agentes durante o ano na venda de destinos oferecidos pela Valetur Viagens entre eles, o Rio Quente Resorts”, diz. “Nesses treinamentos os agentes tem a oportunidade única de conhecer o destino e obter de forma detalhada todas as novidades.”

Para ver perspectiva ilustrada das inovações, clique no ícone de fotos.

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