Best Western tem 5 brasileiros no call center americano
A Best Western International, que tem mais de 2,2 mil hotéis nos EUA e outros dois mil pelo mundo, possui dois centros de operações e reservas: um em Phoenix, Arizona (EUA), onde também fica a sede da rede hoteleira, e outro em Milão, na Itália. No Arizona, a rede mantém 5 funcionários brasileiros
Hoje em dia, são cinco os brasileiros, trabalhando de casa (o núcleo começou com apenas uma funcionária, Cindy Wanderley, de São Paulo, há oito anos na companhia e há 14 nos EUA). Há mais uma profissional, Maressa Williams, que trabalha em operações e que dá suporte à base da Best Western no Brasil.
Qualquer ligação do Brasil, pelo toll-free 0800-761-5001, é transferida, de segunda a sexta-feira, para esse núcleo, que também atende americanos viajando para o Brasil e brasileiros indo visitar algum dos hotéis em território nacional. Quando há ligações de outras localidade, em português, é esse núcleo que também as atende.
Os brasileiros atendem desde ligações para reservas (de passageiros, agentes de viagens, gestores) até chamadas sobre o Best Western Rewards, mensagens para o Customer Care e dúvidas diversas. Entre elas, alguns que fazem a reserva em uma OTA e querem confirmar se deu certo, agentes perguntando de comissão e até os passageiros que sequer fizeram a reserva mas querem enviar pacotes para os hotéis de Miami.
Os funcionários designados para o home-office têm de estar entre os mais bem avaliados da BWI, liberando espaço no call center físico para as contratações temporárias da alta estação, que está começando agora, com a aproximação do verão americano.
O grupo de brasileiros, que se encontrou com o Portal PANROTAS na Fogo de Chão de Phoenix, nesta quarta-feira, 14, só vê vantagens em trabalhar em casa e se disse pronto para atender à crescente demanda de brasileiros.
Segundo a vice-presidente sênior de Vendas e Marketing da Best Western International, Dorothy Dowling, o Brasil é um dos focos de crescimento da rede, que já ultrapassou as vendas do modelo antigo, quando havia um GSA, e que modificado há dois anos, com a nomeação de Matt Teixeira como diretor de Vendas Am. Latina e Ásia e a contratação de três funcionários para atenderem o Brasil, incluindo as gerentes Karen Schmidt, de Lazer, e Viviane Amadei, de Viagens Corporativas.
A aposta no núcleo de português dentro dos especialistas em línguas no call Center é, portanto, um diferencial. “É um time muito experiente e preparado para atender o público brasileiro”, diz Matt Teixeira.
BOA RELAÇÃO
Segundo Cindy Wanderley, há clientes que já são fieis e viram amigos. Fica impossível, portanto, atender aos 250 segundos considerados o tempo ideal para uma ligação de atendimento no call center. Em turnos de seis a dez horas, os brasileiros atendem em média 100 chamadas por dia, diretamente de suas casas, e monitorados como se estivessem no call center. “O brasileiro também gosta de reafirmar o que está comprando. Por exemplo, perguntam se o café da manhã está mesmo incluso”, continua Cindy. O filho dela, Vinicius, também integra o grupo e conta que também há contato por e-mail. “Muitas vezes somos consultores para passageiros e agentes. É uma relação muito rica para o cliente e para nós”, diz.
“Muitos não sabem que estão falando com Phoenix e se surpreendem com o atendimento personalizado e com conteúdo”, afirma Matt Teixeira, que se mudou para a cidade há cerca de dois meses.
No call center de Phoenix, entre home-based e presenciais, trabalham 309 profissionais, sem contar os que atendem exclusivamente ao programa de milhagens e ao customer care. Há uma média de mais de 12 mil chamadas por dia – e ainda o verão ainda nem está em seu auge. O trabalho é 24 horas, com turnos variados. As áreas de revenue, qualidade, vendas mundiais e de sistemas eletrônicos de reservas também funcionam no prédio de operações e reservas.
O Portal PANROTAS também esteve na sede da Best Western, e entrevistou diversos vice-presidentes e o presidente e CEO, David Kong, um dos mais premiados líderes hoteleiros dos EUA, responsável por dois anos de recordes seguidos no RevPar. Mas isso é assunto para publicações futuras, aqui e no Jornal PANROTAS.
Veja no álbum algumas fotos do Centro de Operações e Reservas de Phoenix e dos cinco brasileiros que trabalham lá.
*Fonte: O Portal PANROTAS viaja a convite da Best Western International, com proteção GTA