Artur Luiz Andrade   |   11/06/2014 08:27

Best Western: as marcas, os novos hotéis e a tecnologia

Em meio a seu novo momento, com destaque, entre outras ações, para a iniciativa Design Excellente, a Best Western mostra também que está antenada com as tendências mundiais de bem receber e de distribuição

O PanHotéis segue publicando uma série de reportagens especiais feitas na sede da Best Western International, em Phoenix, Arizona (EUA). Em meio a seu novo momento, com destaque, entre outras ações, para a iniciativa Design Excellente, a empresa mostra também que está antenada com as tendências mundiais de bem receber e de distribuição – a BWI, por exemplo, é pioneira em parcerias com o Google Business Photos, que fotografará todos os hotéis do grupo até 2015, e com o Facebook, Tripadivisor e Tripit, com diversas soluções.

A parceria com o Google vai aumentar a visibilidade da rede nas buscas na internet e ainda oferecer aos hóspedes visões 360 graus, com a tecnologia Google Street View. Com relação ao Tripadivisor, a rede anunciou que 49% de suas unidades globalmente receberam a certificação de excelência 2014, um aumento de 17% em relação ao ano passado.

“A liderança da Best Western e os donos dos hotéis trabalharam firme e fortemente em dois insights fundamentais de mercado: a decisão dos consumidores sobre que meios de hospedagem escolher está se movendo para o ambiente on-line, e o fato de a internet estar se tornando um meio mais voltado ao lado visual. Faz muito sentido para a Best Western, como uma das líderes do mundo digital, investir nessa parceria com o Google, a empresa líder de buscas on-line, para oferecer a melhor experiência possível”, disse a vice-presidente sênior de Marketing e Vendas, Dorothy Dowling, uma das entrevistadas em Phoenix.

MARCAS E BANDEIRAS
Um momento decisivo na história da Best Western ocorreu há cerca de dois anos, com o lançamento de três categorias de hotéis: Best Western, Best Western Plus e Best Western Premiere. Isso ajuda o hóspede a escolher um hotel mais adequado a seu perfil, pois cada categoria tem uma lista de amenidades garantidas (de café da manhã a garrafa de água no quarto, de piscina a ferro de passar roupa, de internet gratuita em todo o hotel à qualidade da cama e dos travesseiros).

Mesmo que no estilo e no design sejam diferentes, os hotéis da mesma categoria oferecem o mesmo padrão ao hóspede. O Plus e o Premiere são foco para o público corporativo, pela quantidade de amenidades oferecidas (wi-fi gratuito, fitness center, café da manhça, piscina, entre outras) e o Best Western é o hotel padrão da rede, muito utilizado pelo lazer.

“Todos os hotéis têm um mix de lazer e corporativo, dependendo da época do ano ou até dos dias da semana. Queremos que os brasileiros conheçam essas três categorias, percebam o valor que agregamos a cada uma e que saibam que são adequadas tanto para o lazer quanto para o corporativo”, diz o diretor internacional Brasil/Ásia, Matt Teixeira. E um item importante, a localização, a BWI tira de letra, pois com 2,2 mil hotéis nos EUA e outros dois mil pelo mundo, não é difícil achar o local ideal para se hospedar. Nesse quesito a América do Sul é uma das áreas de expansão, para aumentar a presença da marca Best Western de forma consistente.

NOVOS HOTÉIS
No Brasil, serão 30 novos hotéis em cinco anos, em uma parceria com a Incortel. Belo Horizonte e Rio de Janeiro já estão entre os projetos aprovados. Todos serão novos hotéis e metade deve ganhar a marca Plus.

Até 2015, a Best Western abrirá cerca de 400 novos hotéis pelo mundo. Serão 144 na América do Norte, 105 na Ásia/Oriente Médio, outros 105 na Europa, 29 nas Américas do Sul e Central e no México, sete na Austrália/Nova Zelândia e oito na África. Desses 398, 219 serão da categoria Best Western, 140 Best Western Plus e 39 Best Western Premier. Mais da metade (217) sera de novas construções e 181 conversões de outras marcas. A rede tem uma diretriz de priorizar novas construções nos próximos anos e contratos e de escolher a conversão de propriedades novas.

A família Best Western está em um momento realmente de expansão e mudanças. Sem mudar a essência do modelo único na hotelaria mundial: o olho do dono continua “engordando o gado” e é nos detalhes do bem receber que ainda reside o segredo de uma boa hospedagem. E também, graças aos novos tempos, tecnologia, localização, marketing, distribuição... tudo que, vamos ver a seguir, a Best Western tem de sobra.


*Fonte: Viagem a convite da Best Western International, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.