Artur Luiz Andrade   |   10/06/2014 16:13

Conheça o novo momento da rede Best Western International

A Best Western International, rede com mais de 4,2 mil hotéis em todo o mundo (2,2 mil deles nos Estados Unidos), vive um momento muito especial de expansão e reposicionamento - e também de consolidação

O PanHotéis publica, a partir de hoje, uma série de matérias especiais sobre a rede hoteleira Best Western International. Para conferir de perto e fazer uma imersão na nova fase do grupo, a PANROTAS, que edita o portal PanHotéis, passou quatro dias em Phoenix, no Arizona (EUA), onde está a sede da companhia, com hospedagem no Best Western Plus Sundial, e teve encontros com seus principais executivos.

A rede hoteleira, com mais de 4,2 mil hotéis em todo o mundo (2,2 mil deles nos Estados Unidos), vive um momento muito especial de expansão e reposicionamento, e também de consolidação de seu modelo de sucesso. Empresa sem fins lucrativos, a Best Western tem sua força na marca, reconhecida mundialmente, e no modelo de gestão: os associados dessa empresa são os donos dos hotéis, que decidem os rumos a seguir, votam nas principais mudanças e formam um board (com sete eleitos) que interage diretamente com a direção corporativa da rede, presidida por David Kong, um dos mais renomados líderes hoteleiros da indústria.

OLHOS DOS DONOS
Com sede em Phoenix e duas centrais operacionais (em Phoenix e na Itália), a BWI aposta no olho desses donos, que na maioria das vezes estão nos hotéis, acompanhando o dia a dia, para criar um clima familiar, próximo aos hóspedes e que garante a qualidade estabelecida pela matriz corporativa.

A Best Western vive dessa harmonia entre a liberdade que o dono do hotel tem para personalizar seu empreendimento e as facilidades e benefícios que a rede oferece em marketing e vendas e também na hora de definir a marca e as características da unidade. Não há um só padrão para os hotéis e sim uma série de parâmetros e opções de design que o dono pode escolher seguir. Todos os designs são aprovados pelo corporativo, mas há bastante flexibilidade, pois a opinião do dono sempre é levada em conta. Afinal, são donos dos empreendimentos e também da rede.

NOVO MOMENTO
A rede passa por um grande projeto focado em design, o Design Excellence, com o objetivo de fazer um mapeamento do que cada unidade precisa e assim definir as recomendações necessárias. E o que é mais interessante: o estudo mostrará ao dono que mudar o visual (seja modernizando ou atualizando o mesmo) está diretamente ligado a aumentar ou melhorar a rentabilidade do hotel. Nos Estados Unidos, o programa Design Excellence está bem no meio: 2,2 mil hotéis estão sendo visitados em cinco anos.

Nos dois mil hotéis no Exterior, o projeto começa em janeiro de 2014 e contará com a ajuda dos escritórios e representantes da Best Western pelo mundo. No caso da América Latina o escritório de relacionamento com as propriedades está em Lima, no Peru. No Brasil há um escritório de Vendas recente (anteriormente trabalhava o Brasil via representação), que cuida da comercialização pelos diversos canais dos hotéis em todo o mundo. As gerentes Karin Schmidt, de Lazer, e Viviane Amadei, de Viagens Corporativas, ficam em São Paulo e respondem ao diretor de Vendas América Latina/Ásia, Matt Teixeira, brasileiro radicado nos Estados Unidos. Uma das missões do escritório, aliás, alinhada com a rede globalmente, é conquistar cada vez mais o público corporativo, principalmente no internacional.

Com 68 anos de história na indústria de hospedagem, a Best Western tem uma forte imagem ligada às viagens de lazer. Mas atualmente e com o reposicionamento das marcas (chamadas de descriptors internamente), mostra-se uma rede bem mais completa, para diferentes públicos.


*Fonte: Viagem a convite da Best Western International, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18750 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.