Da Redação   |   22/09/2014 09:22

Projeto capacita garçons e sommeliers para produto nacional

O projeto Qualidade na Taça é uma parceria entre o Sebrae, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

DA AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS

Há mais de dez anos, Alessandro de Andrade trabalha em um conceituado restaurante de Brasília onde está acostumado a lidar com o serviço de vinhos. Em todo esse tempo, ele percebeu que os clientes ainda se recusam a pedir vinhos brasileiros, especialmente os tintos. “Vendemos muito espumantes nacionais, mas os outros tipos ainda sofrem preconceito”, diz ele.

Para reverter esse quadro o profissional participou da primeira turma do projeto Qualidade na Taça, uma parceria entre o Sebrae, o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Em Brasília, a segunda turma será realizada no próximo dia 23 e no dia 30 Recife, Salvador, Porto Alegre e Belo Horizonte receberão também a capacitação.

A previsão é um aumento nas vendas em 15% após dois anos, a partir da capacitação de 1.000 estabelecimentos de 16 cidades, em 14 Estados brasileiros abrangendo três mil garçons e sommeliers dos empreendimentos.

“Queremos levar conhecimento sobre a vitivinicultura brasileira aos empreendedores e profissionais que trabalham nos restaurantes e também ao consumidor, mostrando a qualidade do produto nacional. Esperamos, com isso, aumentar a competitividade dos pequenos negócios ligados à produção e à venda do produto”, afirma o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Enio Queijada, destacando que 90% desse mercado é composto por vinícolas e empresas de pequeno porte.

Antes das 12 horas de aulas presenciais, os participantes visitam vinícolas e passam por capacitação de 8 horas de aulas a distância. Condições de armazenamento, forma de leitura do rótulo, harmonização e hospitalidade são alguns dos tópicos abordados nos encontros.

O garçom Alessandro diz que agora tem mais argumentos para oferecer os vinhos nacionais aos clientes do restaurante. “Qualquer capacitação é proveitosa. Estou mais seguro para dizer que nossos rótulos são tão bons quantos os que vêm da Argentina ou do Chile, por exemplo”, diz o aluno.

Já Antônio Cavalcante, há nove anos em um restaurante especializado em frutos do mar, acredita que a capacitação vai ajudá-lo a inserir mais produtores nacionais na carta de vinhos da casa, que apresenta apenas dois rótulos brasileiros no momento. “Acredito que o produto brasileiro tem de ser mais vendido que o importado. Se dependesse de mim teríamos 80% da carta com vinhos brasileiros”, afirma.

A parceria contempla ainda a ampliação do Programa Alimento Seguro (PAS) – Uva para Processamento, que oferece uma série de orientações para melhorar os processos produtivos e, naturalmente, a qualidade do produto final.

Desde setembro de 2013 já foram certificados mais de 30 participantes, entre produtores rurais e empresas vinícolas, de cinco estados brasileiros, em Boas Práticas Agrícolas, Boas Práticas Enológicas e Análise de Pontos Críticos de Controle.

O convênio prevê ainda a qualificação de mais 80 vinícolas e 100 produtores de uva das regiões da Serra e Campanha (RS), Planalto Catarinense – Região Vinhos de Altitude e Oeste Catarinense (SC) e Vale do São Francisco (BA/PE), assim como pequenos produtores dos Estados de Goiás, do Paraná, do Espírito Santo e de São Paulo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11202 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS