Claudio Schapochnik   |   18/11/2014 23:24

Relais & Châteaux lança manifesto político-gastronômico

Objetivo principal é valorizar ainda mais toda a cadeia produtiva da alimentação, desde o produtor ao chef, passando pelo consumidor

PARIS – A Relais & Châteaux (RC) apresentou hoje, durante a coletiva de imprensa da 40a Convenção Internacional, na sede da Unesco, um manifesto político-gastronômico cujo objetivo principal é valorizar ainda mais toda a cadeia produtiva da alimentação. Dessa forma, acredita a associação, a “art de vivre” (arte de viver, em francês) será elevada à décima arte.

O vice-presidente da RC, Olivier Roellinger, e a chef francesa Anna Sophie Pic leram o manifesto com 20 compromissos. Dessa forma, desde os pequenos produtores, no extremo da cadeia, até o cliente e hóspede dos 522 hotéis e restaurantes da RC ao redor do mundo, no outro extremo da cadeia, serão beneficiados.

O manifesto zela ainda pela identidade e autenticidade das receitas e dos ingredientes e pela valorização da produção de produtos de origem vegetal e animal de cada país, de cada região, ou seja, agindo preservação desses ingredientes.

No próximo ano, a 41a Convenção Internacional da RC será realizada em Malta, pequeno arquipélago situado bem no centro do Mar Mediterrâneo.

No Brasil, a RC reúne três hotéis: Saint Andrews (Gramado/RS), Txai Resort (Itacaré/BA) e Hotel Santa Teresa (Rio de Janeiro).

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