Da Redação   |   16/12/2014 11:06

Anvisa aprova primeiro sal sem sódio do País

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de registrar o primeiro sal com 0% de sódio do Brasil, o Bio Salgante. À base de cloreto de potá

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de registrar o primeiro sal com 0% de sódio do Brasil, o Bio Salgante. À base de cloreto de potássio, o Bio Salgante promete ser o substituto do sal de cozinha comum e é indicado para todas as pessoas, principalmente para aquelas que possuem hipertensão.

O produto foi desenvolvido pela Matrix Health sob pesquisa comandada pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Massayoshi Yoshida, e testado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em ratos hipertensos e sem hipertensão arterial (normotensos).

Após dez dias de ingestão do Bio Salgante, os ratos apresentaram manutenção da pressão arterial enquanto, ao consumirem sal comum, manifestaram aumento. A tese vai ao encontro do conceito atual da implantação de alimentos que propiciem uma redução da ingestão de sal comum.

“Ficamos extremamente felizes por conseguir desenvolver um produto tecnicamente tão bom e capaz de auxiliar na manutenção da pressão arterial”, afirma o sócio-diretor da Matrix Health, Nilson Capozzi. “Isso certamente garante mais sabor e prazer às pessoas que são obrigadas a manter dietas hipossódicas e àquelas que desejam preservar-se dos malefícios do sal, como a retenção de líquidos e sobrepeso hídrico”, conclui. A única restrição no Bio Salgante em relação ao sal comum é que ele não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180ºC, ou seja, deve passar por um processo de cozimento moderado.

Inicialmente, o Bio Salgante será vendido apenas no site do produto.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados