Hugo Okada   |   04/12/2014 15:15

Fohb e Realgem`s promovem Oficina de Sustentabilidade em SP

O Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb) em parceria com a Realgem´s Amenities, promoveu hoje no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, a oficina “Sustentabilidade como fator de competitividade na Hotelaria”

O Fórum dos Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb), em parceria com a Realgem´s Amenities, promoveu hoje no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, a oficina “Sustentabilidade como fator de competitividade na Hotelaria”, com programação de palestras ministradas pelo representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Fernando Henrique de Souza, e pelo diretor comercial da Realgem`s Amenities, Mauro Carvalho, que falou sobre a linha Talentos do Brasil, elaborada em parceria com o Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Fernando Henrique de Souza iniciou o evento falando da importância e da crescente tendência da sustentabilidade como fator de competitividade para empreendimentos hoteleiros e restaurantes. Além de abordar as melhores práticas, Souza também enumerou cases de sucesso e o impacto da política sustentável para os consumidores da geração Y e ‘millenials’, que costumam ser mais sensíveis às questões ambientais e, de acordo com o site Tripadvisor, preferem empreendimentos sustentáveis na hora de escolher onde ficar.

O diretor comercial da Realgem`s, Mauro Carvalho, explicou o processo de fabricação da linha Talentos do Brasil de amenities, elaborada em parceria com pequenos agricultores, que vendem a matéria-prima para a empresa e ainda recebem 5% do valor das vendas do produto final. De acordo com Carvalho, essa proposta, além de cumprir uma lei federal que protege e beneficia o pequeno agricultor “que detém o conhecimento do plantio”, é também uma ação sustentável e de incentivo à economia das comunidades.

PASSAPORTE VERDE

Após um breve intervalo, o representante do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fernando Henrique de Souza, retornou ao palco para explicar a iniciativa do programa Passaporte Verde, que visa fomentar as práticas sustentáveis dentro dos setores de hospedagem e alimentação profissional. Segundo Souza, “quando se fala em sustentabilidade, logo surgem estigmas como: ‘é um assunto chato’, ou ‘é uma adaptação cara’ e ‘trata-se de uma política difícil’”. O programa Passaporte Verde visa incentivar e acompanhar as práticas sustentáveis dentro do hotel ou restaurante. Para participar, o estabelecimento deve efetuar cadastro por meio do site, e após assinatura eletrônica do termo de compromisso, passa a receber conteúdos exclusivos, além de material de divulgação para as áreas comuns do empreendimento.

“A campanha é composta por fases. Inicia com a sensibilização, passando pelo engajamento, internalização de processos, comunicação, melhorias contínuas, auditoria e finalmente, certificação. Ressaltando que a certificação não é o final e sim o início de um trabalho. Não podemos nos acomodar com um selo e deixar a manutenção das práticas sustentáveis de lado”, diz Souza. “O Passaporte Verde é formado por cinco dimensões a serem observadas pelos empreendimentos: eficiência energética ativa; uso racional de água; redução de desperdício de alimentos; gestão de resíduos e responsabilidade social”, finaliza.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Hugo Okada

Hugo Okada tem 4257 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS