Da Redação   |   11/12/2014 08:45

Programa Alimentos Seguros certifica restaurantes em Barretos (SP)

Daqui a pouco, às 9h, oito representantes de restaurantes de Barretos, no interiro paulista, recebem os certificados de conclusão do Programa Alimentos Seguros (PAS) oferecido pelo Sebrae-SP. O evento acontece na Secretaria Municipal de Turismo

DA AGÊNCIA SEBRAE DE NOTÍCIAS

Daqui a pouco, às 9h, oito representantes de restaurantes de Barretos, no interiro paulista, recebem os certificados de conclusão do Programa Alimentos Seguros (PAS) oferecido pelo Sebrae-SP. O evento acontece na Secretaria Municipal de Turismo.

Durante este ano, empresários e gerentes participaram dos treinamentos e receberam visitas técnicas nas empresas, com o objetivo de implantarem as boas práticas de alimentação. Dentro do programa há o segmento PAS Mesa que atende o segmento de alimentação, como restaurantes e bufês.

O PAS Mesa visa capacitar as empresas em relação às boas práticas na manipulação de alimentos, que inclui higiene pessoal, do ambiente de trabalho, dos equipamentos e utensílios, armazenamento de matéria-prima, ingredientes e embalagens, qualidade dos produtos adquiridos dos fornecedores, entre outros. O conteúdo da capacitação viabiliza a implantação das boas práticas de produção, de fabricação, manipulação, transporte e distribuição de alimentos.

Além de capacitar os empresários sobre as boas práticas, o programa também orienta a importância de oferecer ao consumidor alimentos seguros, com qualidade e confiabilidade, ou seja, livres de contaminação, seguindo a legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), bem como possibilitar a redução de custos operacionais com a diminuição do desperdício.

O PROGRAMA PAS
O PAS foi criado em 1998, por meio da parceria entre o Sebrae e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e teve como objetivo inicial do PAS Indústria, que é desenvolver uma metodologia para aplicar as Boas Práticas de Fabricação nas Indústrias de Alimentos.

Em 2000, foram incluídos o Senac, Sesi, Sesc e Anvisa para se aplicar as Boas Práticas no setor Mesa. Desta forma dá-se início o PAS Mesa, que inclui restaurantes, lanchonetes, bares, hotéis e afins, além dos ambulantes que comercializam alimentos.

Em 2004 foram iniciadas as ações do PAS Distribuição, que objetiva o atendimento a mercados, mini mercados, açougues e peixarias.

O PAS é disponibilizado para diversos setores da Cadeia de Alimentos, desde o campo até a mesa do consumidor, e para cada setor, a metodologia foi desenvolvida com as necessidades e características específicas.

Além disso, o treinamento tem como objetivo capacitar para as Boas Práticas, que abordam: Higiene Pessoal, Higiene do Local de Trabalho, dos Utensílios utilizados, Armazenamento dos Ingredientes utilizados nas preparações, Qualidade dos produtos adquiridos de fornecedores e temperaturas adequadas.

Em sala de aula os participantes aprendem quais são os perigos mais frequentes que ocorrem nos alimentos e como evitá-los. Com as consultorias, os consultores poderão observar as práticas e propor ações de melhoria.

Tópicos relacionados