Hugo Okada   |   14/04/2015 10:53

Consultoria hoteleira aponta soluções para economia de água

Temporizadores em torneiras, duchas e duchas higiênicas dos funcionários são opções de economia

A economia de água no mercado hoteleiro é tema recorrente entre os profissionais do setor, já que a falta ou racionamento do recurso pode impactar diretamente na qualidade dos serviços oferecidos.

Segundo a consultora em hotelaria e designer de interiores da Uau Coletivo, Mariana Bernardes, “a água como produto indispensável para os hotéis terá que ser repensada e reprojetada para que o reuso se torne uma rotina dentro da hospedagem. Caso contrário, o racionamento e possíveis cortes não serão bem vistos dentro do atendimento da hotelaria, mesmo que seja um assunto em evidência e comum no dia a dia das pessoas”.

Na hotelaria a reutilização da água une benefícios ecológicos e econômicos. A consultora aponta que dentro de um empreendimento, a água pode ser usada para resfriar equipamentos e máquinas, em serviços de limpeza, para descarga de banheiros, nos reservatórios contra incêndios e para irrigação das áreas verdes. Nos dias de chuva, cisternas podem funcionar como áreas de contenção, diminuindo ou até evitando alagamentos e sobrecarga da rede pluvial.

De acordo com Mariana, “o hotel Promenade Visconti no Rio de Janeiro apresentou um desconto de aproximadamente 50% no valor da conta no fim do mês com a utilização de torneiras com temporizadores. Temporizadores em torneiras, duchas e duchas higiênicas dos funcionários são opções de economia que não impactam na visão do hóspede diretamente e incentivam o uso consciente. Outra ação é a sensibilização dos hóspedes e colaboradores para a troca de roupa de cama e das toalhas a cada dois dias e não diariamente, diminuindo o giro da lavanderia e impactando fortemente na quantidade de água consumida”.

Tópicos relacionados