Claudio Schapochnik   |   10/04/2015 12:58

Site mobile é mais importante que rede social, dizem especialistas

Ainda que as redes sociais tenham mais de um bilhão de usuários em todo o planeta e sejam também importantes na promoção e venda de produtos e serviços, ter um site muito bom ainda é prioridade para a hotelaria

Ainda que as redes sociais tenham mais de um bilhão de usuários em todo o planeta e sejam também importantes na promoção e venda de produtos e serviços, ter um site muito bom - inclusive na versão mobile - ainda é prioridade para a hotelaria. Esse foi o mote principal do primeiro painel da Hospitality Sales & Marketing Association International Brasil (HSMai), que discutiu “Hotelaria Digital – Como Turbinar Suas Vendas On-line”. O evento reuniu 50 profissionais nesta manhã no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.

Com a apresentação e coordenação da diretora da HSMai Brasil, Gabriela Otto, o painel contou com as participações do analista da Indústria do Turismo do Hospitality Sales & Marketing Association International Brasil (HSMai), que discutiu “Hotelaria Digital – Como Turbinar Suas Vendas On-line”. O evento reuniu 50 profissionais nesta manhã no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.

Com a apresentação e coordenação da diretora da HSMai Brasil, Gabriela Otto, o painel contou com as participações do analista da Indústria do Turismo do Google, Keith Matsumoto, da gerente de Marketing Digital e E-Commerce da Gol, Lílian Santos Faria, do gerente de Marketing e Comunicação da Blue Tree Hotels, Paulo Gustavo Gomes, e do diretor executivo da Markam, Marcelo Bicudo.

Na primeira apresentação, Matsumoto, do Google, logo no início deu seu recado aos hoteleiros presentes. “Se o site do seu hotel ou de sua rede não estiver preparado para promover e vender, não adianta. E outra: se demorar a carregar, é muito fácil o internauta abandoná-lo”, aconselhou. “O site é seu balcão de venda.”

MAIS ATENÇÃO AO MOBILE
O analista destacou ainda que a hotelaria deve prestar mais atenção e investir mais nos sites próprios para o segmento Mobile (tablets e smartphones). “Hoje 30% das buscas por hotel são mobile”, assegurou ele.

Lílian, da Gol, concordou sobre Mobile com Matsumoto, do Google, e apresentou dados da pesquisa We Are Social 2014. “As empresas não estão preparadas para o Mobile no Brasil”, resumiu ela. “Invistam em bons conteúdos, que agreguem valor não apenas ao hotel, mas ao entorno, ao destino.”

Segundo dados da We Are Social 2014, as pesquisas e compras ainda são maiores nos desktops, com 37% e 36% respectivamente, que nos dispositivos móveis, com 22% e 15%, respectivamente. “Mas o crescimento no mobile é muito maior e veloz e em pouco tempo deve passar os computadores”, analisou Lílian. “Apenas 9% dos maiores e-commerces do mundo têm versão mobile.”

“A hotelaria tem de investir em segmentação”, destacou a gerente da Gol. Assim como Matsumoto, do Google, ela bateu na tecla do site. “Link patrocinado é importante, mas ter um bom site é mais importante.”

Ainda segundo a pesquisa citada por Lílian, “cerca de 90% dos e-mails são entregues e têm uma das maiores taxas de conversão do e-commerce. Já no Facebook, uma empresa só consegue atingir 2% de seus fãs”.

Em relação aos reviews, Lílian disse que a pesquisa atestou que “77% dos compradores on-line usam essas avaliações para tomar decisões de compra”.

O próximo Painel da HSMai Brasil será no dia 12 de junho, também no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, com o tema do Revenue Management.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS