Movida

Claudio Schapochnik   |   10/04/2015 12:58

Site mobile é mais importante que rede social, dizem especialistas

Ainda que as redes sociais tenham mais de um bilhão de usuários em todo o planeta e sejam também importantes na promoção e venda de produtos e serviços, ter um site muito bom ainda é prioridade para a hotelaria

PANROTAS / Emerson Souza
Os participantes do Painel “Hotelaria Digital – Como Turbinar Suas Vendas On-line”: Marcelo Bicudo (Markam), Paulo Gustavo Gomes (Blue Tree Hotels), Keith Matsumoto (Google), Gabriela Otto (HSMai Brasil) e Lílian Santos Faria (Gol)
Os participantes do Painel “Hotelaria Digital – Como Turbinar Suas Vendas On-line”: Marcelo Bicudo (Markam), Paulo Gustavo Gomes (Blue Tree Hotels), Keith Matsumoto (Google), Gabriela Otto (HSMai Brasil) e Lílian Santos Faria (Gol)
Ainda que as redes sociais tenham mais de um bilhão de usuários em todo o planeta e sejam também importantes na promoção e venda de produtos e serviços, ter um site muito bom - inclusive na versão mobile - ainda é prioridade para a hotelaria. Esse foi o mote principal do primeiro painel da Hospitality Sales & Marketing Association International Brasil (HSMai), que discutiu “Hotelaria Digital – Como Turbinar Suas Vendas On-line”. O evento reuniu 50 profissionais nesta manhã no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.

Com a apresentação e coordenação da diretora da HSMai Brasil, Gabriela Otto, o painel contou com as participações do analista da Indústria do Turismo do Hospitality Sales & Marketing Association International Brasil (HSMai), que discutiu “Hotelaria Digital – Como Turbinar Suas Vendas On-line”. O evento reuniu 50 profissionais nesta manhã no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera.

Com a apresentação e coordenação da diretora da HSMai Brasil, Gabriela Otto, o painel contou com as participações do analista da Indústria do Turismo do Google, Keith Matsumoto, da gerente de Marketing Digital e E-Commerce da Gol, Lílian Santos Faria, do gerente de Marketing e Comunicação da Blue Tree Hotels, Paulo Gustavo Gomes, e do diretor executivo da Markam, Marcelo Bicudo.

Na primeira apresentação, Matsumoto, do Google, logo no início deu seu recado aos hoteleiros presentes. “Se o site do seu hotel ou de sua rede não estiver preparado para promover e vender, não adianta. E outra: se demorar a carregar, é muito fácil o internauta abandoná-lo”, aconselhou. “O site é seu balcão de venda.”

MAIS ATENÇÃO AO MOBILE
O analista destacou ainda que a hotelaria deve prestar mais atenção e investir mais nos sites próprios para o segmento Mobile (tablets e smartphones). “Hoje 30% das buscas por hotel são mobile”, assegurou ele.

Lílian, da Gol, concordou sobre Mobile com Matsumoto, do Google, e apresentou dados da pesquisa We Are Social 2014. “As empresas não estão preparadas para o Mobile no Brasil”, resumiu ela. “Invistam em bons conteúdos, que agreguem valor não apenas ao hotel, mas ao entorno, ao destino.”

Segundo dados da We Are Social 2014, as pesquisas e compras ainda são maiores nos desktops, com 37% e 36% respectivamente, que nos dispositivos móveis, com 22% e 15%, respectivamente. “Mas o crescimento no mobile é muito maior e veloz e em pouco tempo deve passar os computadores”, analisou Lílian. “Apenas 9% dos maiores e-commerces do mundo têm versão mobile.”

“A hotelaria tem de investir em segmentação”, destacou a gerente da Gol. Assim como Matsumoto, do Google, ela bateu na tecla do site. “Link patrocinado é importante, mas ter um bom site é mais importante.”

Ainda segundo a pesquisa citada por Lílian, “cerca de 90% dos e-mails são entregues e têm uma das maiores taxas de conversão do e-commerce. Já no Facebook, uma empresa só consegue atingir 2% de seus fãs”.

Em relação aos reviews, Lílian disse que a pesquisa atestou que “77% dos compradores on-line usam essas avaliações para tomar decisões de compra”.

O próximo Painel da HSMai Brasil será no dia 12 de junho, também no hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, com o tema do Revenue Management.

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