Claudio Schapochnik   |   22/05/2015 23:35

Acácio Pinto alerta sobre os desafios do retrofit hoteleiro

"Condeno o retrofit em hotel. O empreendimento deve nascer tematizado, mas se o retrofit é inevitável o meu conselho é o seguinte: busque ajuda profissional, fale com quem conhece e pague por isso. Esqueça os amigos, é uma grande roubada."

JUIZ DE FORA (MG) - "Condeno o retrofit em hotel. O empreendimento deve nascer tematizado, mas se o retrofit é inevitável o meu conselho é o seguinte: busque ajuda profissional, fale com quem conhece e pague por isso. Esqueça os amigos, é uma grande roubada."

Foi assim que diretor de Operações da Vert Hotéis, Acácio Pinto, inicou hoje sua apresentação no Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira aos participantes sobre "Retrofit: Planejamento, Investimento e Posicionamento".

Além da busca profissional, Pinto abordou ainda outros 11 conselhos aos hoteleiros presentes na sua apresentação. Ele foi bem didático, bem humorado e irônico muitas vezes para que a plateia percebesse a seriedade do tema - e como não jogar fora tempo e dinheiro.

"Qual é o objetivo do retrofit? Quais são as necessidades? Qual é o tamanho do seu investimento? Faça um cronograma de execução completo" foram alguns dos itens que o profissional, com mais de 30 anos de implantações hoteleiras em várias redes no Brasil e no Exterior, abordou junto ao público.

Quais são os riscos foi outro item abordado. "Incômodo, sujeira e danos na aparência do hotel podem ocorrer. Então não permita desorganização, jamais; as reclamações dos seus clientes e hóspedes podem sair caro: eles irão para a concorrência."

Pinto fez ainda outras explicações sobre fluxo de caixa, como usar a depreciação e como comunicar ao hóspede que o retrofit acabou. "Quando o retrofit for finalizado fale primeiro para o seu hóspede: encha o peito e fale com propriedade, prazer, alegria que acabou e os benefícios que eles passarão a ter. Depois chame os agentes de viagens e a imprensa para mostrar os resultados."

Além das dicas, Acácio Pinto também deu outros conselhos. "Antes de bater o martelo com produtos, equipamentos e lay out, coloque-se no lugar do hóspede: isso ajuda demais a encontrar possíveis lacunas", enfatiza ele.

E, em tempos de conectividade total, Pinto terminou sua apresentação com mais uma importante dica: "coloquem tomadas a torto e a direito no quarto e no hotel". Este repórter, ao conversar depois com o diretor da Vert, acrescentou humildemente uma sugestão, que foi aprovada pelo ele: "que a recepção tenha muitos adaptadores de tomadas".

A reportagem do PanHotéis viaja a convite da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Claudio Schapochnik

Claudio Schapochnik tem 16089 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS