Claudio Schapochnik   |   22/05/2015 20:50

"Hotelaria independente é espontânea e verdadeira", diz hoteleiro

Os desafios e as vantagens da hotelaria independente foram tema de debate no primeiro dia do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira. Para o diretor de Operações do Hotel União, em Caxambu (MG), e vice-presidente do Sindicato Intermunicipal de Gastronomia de Caxambu, Raul Spinelli

JUIZ DE FORA (MG) - Os desafios e as vantagens da hotelaria independente foram tema de debate no primeiro dia do Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira. Para o diretor de Operações do Hotel União, em Caxambu (MG), e vice-presidente do Sindicato Intermunicipal de Gastronomia de Caxambu, Raul Spinelli, "o hotel independente tem espontaneidade e verdade, e o tratamento não é engessado como nos de rede, além de ter um grau de confiança que os hóspedes gostam mais".

Na abertura, o diretor da Real Hotéis Consultoria, Gestão e Projetos, Marco Túlio, que mediou a apresentação, disse que segundo o Ministério do Turismo 80% dos hotéis no País são independentes. "Entre outras vantagens, esses empreendimentos não seguem normas que, muitas vezes, engessam os procedimentos", afirma o gerente geral do Independência Trade Hotel & Eventos - local do Encontro -, José Carlos Branco.

"Os independentes hoje têm acesso às agências de viagens on-line (OTA`s) e, portanto, estão no mundo em termos de distribuição", emenda Branco. Nesse momento, ele incentivou que os colaboradores dos hotéis incentivem os hóspedes a escreverem comentários como no Trip Advisor. "É muito importante e mostra a transparência e a atenção do hoteleiro."

Para o diretor do Hotel Caxambu, em Caxambu, e diretor segundo tesoureiro da FBHA, Amaro Gadbem, o grande desafio para os independentes está na distribuição. "Há um aspecto interessante também: as redes sociais geram a imagem de nossos hotéis", destaca ele.

Segundo o dono do Hotel Dubai, em Montes Claros (MG), Farley Alves, o segmento da Hotelaria Independente no Brasil tem "muito potencial para crescer e acredito nessa via". Ele pondera também. "No entanto, temos de buscar ferramentas para isso", finaliza Farley.

A reportagem do PanHotéis viaja a convite da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA)

Tópicos relacionados