Diego Verticchio   |   28/07/2015 15:45

Cai a média de ocupação hoteleira no Rio, diz ABIH-RJ

De acordo com pesquisa mensal da Associação Brasileira de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), em maio a taxa de ocupação fechou em 62%, indicando uma retração em comparação ao mesmo período de 2014 (71%)

Ano de Copa do Mundo, 2014 simbolizou um período aquecido para a hotelaria do Rio de Janeiro. Em 2015, a falta de um grande evento internacional (haverá Rock in Rio em setembro, ainda assim com bem menos expressão que uma Copa ou Olimpíada) atrelada a instabilidade da economia local está fazendo com que a média de ocupação nos hotéis tenha uma queda. De acordo com pesquisa mensal da Associação Brasileira de Hotéis do Rio (ABIH-RJ), em maio a taxa de ocupação fechou em 62%, indicando uma retração em comparação ao mesmo período de 2014 (71%). Vale ressaltar que desde dezembro de 2014, a taxa de ocupação vem se mantendo em torno de 65% de ocupação.

Estima-se que 796 mil visitantes tenham se instalado nos hotéis da cidade. Destes, 511,3 mil seriam originários do Brasil e cerca de 284,7 mil seriam provenientes do exterior.

O bairro mais procurado foi Copacabana, concentrando 66% das hospedagens. Os hotéis três estrelas ganharam destaque, registrando a melhor ocupação das categorias, com 71%.

Os turistas nacionais foram responsáveis por 64% das diárias vendidas no período. As principais cidades de origem continuam sendo as pertencentes ao Estado de São Paulo: 32% (25% da capital e 7% do interior). No mesmo período do ano passado, este percentual foi em 34%. Já entre os visitantes estrangeiros, que representaram 36% dos room nights vendidos no período, verificou-se a predominância de europeus (12%). Em uma análise por país de origem, os americanos foram os que mais se destacaram (7%), seguidos pelos argentinos (3%).

Tópicos relacionados