Hugo Okada   |   01/07/2015 09:30

FBHA debate impacto do novo Estatuto do Deficiente na hotelaria

O setor trabalha pelo veto ao trecho do projeto que determina que 10% dos quartos devam ser adaptados ao público deficiente

O senador Eunício Oliveira recebeu ontem (terça-feira, dia 30) em seu gabinete o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Alexandre Sampaio, o presidente do Sindicato de Hotéis do Ceará (Sindihotéis-CE), Manoel Linhares, e a advogada Lirian Cavalhero com intuito de discutir os problemas gerados à hotelaria pelo Estatuto do Deficiente Físico, que aguarda sanção presidencial.

Durante a reunião ficou claro para os participantes que a imposição da reserva de 10% de unidades habitacionais nos hotéis para deficientes físicos geraria um grande prejuízo ao segmento, carecendo de uma revisão.

O setor trabalha pelo veto da presidente Dilma Rousseff ao trecho do projeto que determina que 10% dos quartos de hotéis devem ser adaptados ao público deficiente. Sampaio explica que, em última instância, irá recorrer judicialmente. “Caso o veto não aconteça, vamos trabalhar para provar a inconstitucionalidade desta exigência”, diz Sampaio.

Cada quarto a ser adaptado após a regulamentação da lei demandará um investimento de R$ 39,3 mil em obras. De acordo com estimativas, somente a adaptação de 5% do parque hoteleiro brasileiro custaria um total de R$ 1 bilhão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Hugo Okada

Hugo Okada tem 4257 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS