Henrique Santiago   |   04/11/2015 12:50

Empresas chinesas sondam a compra da Starwood

A rede Starwood Hotels & Resorts Worldwide está prestes a ser vendida. Pelo menos é o que afirma o The Wall Street Journal. Segundo o periódico norte-americano, ao menos três grandes empresas chinesas competem para obterem a aprovação de Pequim para fazer uma oferta para adquirir a marca.

(COLABORAÇÃO DO LADEVI)

A rede Starwood Hotels & Resorts Worldwide está prestes a ser vendida. Pelo menos é o que afirma o The Wall Street Journal. Segundo o periódico norte-americano, ao menos três grandes empresas chinesas competem para obterem a aprovação de Pequim para fazer uma oferta para adquirir a marca.

As empresas interessadas no negócio são Jin Jiang International Hotels, HNA Group, matriz da Hainan Airlines, e o fundo soberano China Investment. Embora nenhuma das companhias tenha se manifestado até o momento, acredita-se que esta será a maior “aquisição de um conglomerado norte-americano por uma empresa chinesa”, ainda que os preços não tenham sido revelados.

O governo chinês quer que apenas uma companhia faça a oferta, para que as empresas chinesas não elevem o preço por meio de licitação. A expectativa é que a proposta oficial seja feita nos próximos dias.

PARCERIA BILIONÁRIA
Na última semana, o conselho de diretores da rede Starwood e do Interval Leisure Group (ILG) aprovaram com unanimidade um acordo em que uma subsidiária da ILG irá adquirir e realizar a fusão dos resorts e hotéis de férias com a marca Vistana Signature Experiences. O valor envolvido na negociação, anunciada em fevereiro deste ano, é de US$ 1,5 bilhão.

Segundo balanço, a rede encerrou o terceiro semestre com renda de operações contínuas em US$ 323 milhões. No mesmo período de 2014, o valor foi de US$ 398 milhões. Excluindo itens especiais, o valor de operações contínuas foi de US$ 378 milhões, enquanto no último ano foi de US$ 390 milhões. A queda é atribuída ao impacto de vendas de hotéis no terceiro semestre de 2014.

NÚMEROS NEGATIVOS
O resultado líquido foi de US$ 323 milhões e US$ 1.90 por ação, comparado com US$ 399 milhões e US$ 2.11 apresentados no encerramento de setembro. Nestes nove meses, o EBITDA ajustado foi de US$ 879 milhões e no mesmo período último ano foi de US$ 903 milhões.

A Starwood possui as bandeiras Aloft Hotels, Bliss, Element, Four Points, Le Meridien, St. Regis, SPG, The Luxury Collection, Tribute Portfolio Westin e W Hotels.

Tópicos relacionados