Hugo Okada   |   27/11/2015 18:42

Gestão de Mídias Sociais é destaque do Encontro da Hotelaria Mineira

MONTES CLAROS (MG) – Uma das maiores preocupações da indústria atualmente é obter bom desempenho nas redes sociais.

MONTES CLAROS (MG) – Uma das maiores preocupações da indústria atualmente é obter bom desempenho nas redes sociais. Após o aumento do número de smartphones, tablets, notebooks e computadores vendidos no País, as empresas promoveram uma verdadeira corrida em busca de profissionais que administrem a presença nas redes sociais, aumentando a lucratividade do negócio e popularizando (ou viralizando) marcas e ações.

O especialista Sady Viana abordou o tema na palestra “Como Utilizar as Mídias Sociais a Favor do meu Negócio” no segundo e último dia do Encontro da Hotelaria Mineira, realizado no Portal de Eventos.

Para o especialista, o surgimento das redes sociais e o impacto que elas causaram na indústria de modo geral pode ser conhecido como a “maior revolução desde a revolução industrial”. Por que marcar presença nas mídias sociais? Como primeiro e mais relevante motivo, surge o relacionamento mais forte com o cliente. Geração de conteúdo, dicas e aproximação com o cliente tornam o negócio mais lucrativo. Em segundo, aumentar o conhecimento ou preferência da marca por meio de ações específicas como compartilhamento de informações e ideias com clientes, fornecedores e parceiros.

“As mídias também são oportunidade para o estabelecimento de relacionamento interativo com o cliente, fazendo com que as empresas entrem de cabeça na era digital, atingindo a crescente camada da população que já acessa a internet pelo menos uma vez por dia”, explicou Viana.

CORRIDA PELOS CLIQUES
“As pessoas pensam que podem fazer a gestão de mídias sociais de seus negócios, e na maioria das vezes estão enganadas. É preciso profissionais treinados para a função ou isso pode significar o fim do negócio de forma quase definitiva”, destaca Viana indicando, na sua apresentação, os seguintes passos para o sucesso na gestão das mídias sociais:

PESSOAS – Profissionais capacitados são os mais indicados na gestão de mídia social. Isso determina no resultado, fazendo com que “o tiro não saia pela culatra”.

FERRAMENTAS – É necessário que a empresa possua ferramentas em momentos diferentes para a coleta de dados que permitirá a automação de Marketing.

IDEIAS TESTÁVEIS – É preciso ideias novas constantemente, e também ousadia para testá-las.

AGILIDADE – Mantenha o crescimento sempre por meio de ideias rápidas. Muitas ações viralizam e não se pode perder o timing.

DADOS – Sem dados, a empresa não pode descobrir onde está e nem para onde vai. Por meio deles é que se descobre o perfil do público, número de cliques e do que o público não gosta.

FALHAS – Por meio delas é que você descobre onde melhorar.

De acordo com Viana, “a maioria das pessoas quer vender, mas também há aqueles que querem difundir conteúdos por meio de blogues, o que no final das contas também é uma espécie de venda. Isso precisa estar claro e definido. A seguir, o empreendedor deve definir a métrica. Se o objetivo é economizar tempo com atendimento, analise como pode utilizar as redes sociais para prestar o mesmo serviço sem perder em qualidade. Descubra como pode padroniza-lo por meio dos novos canais. Assim você pode passar para o próximo passo que é a definição do seu público-alvo, para quem você está oferecendo o produto. Oferecer conteúdo valioso também é fundamental. Não copie, crie. Eleja as plataformas ideais para a marca. Exemplo: Se for uma loja de roupas, o canal ideal é o Instagram”.

"O equilíbrio informer e meinformer é composto por informações a respeito de promoções, serviços, quartos (no caso de hotéis), e outros adicionais oferecidos. Este conteúdo deve estar na ordem de 70% em comparação ao meinformer, que representa o que o empreendedor tem a dizer sobre si mesmo no espaço. Essa apresentação não pode ser longa nem tomar mais do que, no máximo, 40% do conteúdo dentro do espaço", finalizou.

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