DISTRIBUIÇÃO

Marriott anuncia compra da Starwood por US$ 12,2 bi

Netto Moreira
A Marriott International acaba de comunicar ao mercado a aquisição da rede Starwood Hotels & Resorts Worldwide por cerca de US$ 12,2 bilhões por 62% das ações. A transação já foi autorizada pelos principais acionistas de ambas as companhias, o que, na prática, cria a maior rede hoteleira do mundo. Isso porque, juntas, as empresas operam ou administram mais de 5,5 mil hotéis e 1,1 milhão de quartos em mais de 100 países.

O faturamento das duas empresas chegou a US$ 2,7 bilhões no último ano fiscal (encerrado em setembro) e, baseado nos últimos 20 dias de operação, os responsáveis pela transação chegaram ao valor de US$ 72,08 por ação Starwood.

“Nós competimos com a Starwood por décadas e admiramos a rede. Estou animado em ter mais hotéis em nosso sistema e com as oportunidades que serão criadas com essa aquisição”, afirmou o presidente executivo e presidente do conselho da Marriott International, J.W. Marriott Jr., seguido pelo presidente e CEO da rede, Arne Sorenson. “Hoje é o início de uma incrível jornada para as nossas duas companhias. Vamos unir os talentos de ambas as empresas para nos posicionarmos no futuro. Sei que faremos grandes ações juntas como a companhia de viagem favorita do mundo.”

Pela Starwood, o presidente do conselho de diretores, Bruce Duncan, afirmou que “o board concluiu que uma combinação com a Marriott oferece maior valor a longo prazo para os acionistas e abre caminho para um vasto potencial de crescimento, com melhor administração de custos”.

O acordo entre as redes prevê também que a Marriott assuma a dívida da Starwood. O valor, porém, não foi revelado pelas partes. Quando o assunto é eficiência operacional, as novas parceiras esperam ter pelo menos US$ 200 milhões de economia anual.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA